A escola que não lê

A cada ano,novas idéias e projetos. E pessoal renovados. Novas leituras e releituras.

A maioria das escolas descobriu a importância da leitura em seus ambientes. Descobriram que o rendimento escolar melhora de seus alunos,assim como as atitudes, caráter e comportamento.

Vemos na mídia,projetos escolares relacionados com a leitura,ganhando prêmios e toda uma comunidade satisfeita,pois envolve até os familiares e a vizinhança.

Porém,ainda vemos muitas escolas que não lêem. Não porque não tem recursos(biblioteca,livros). Mas porque não tem o hábito da leitura nos seus espaços. Não fazem projetos, horário de leitura e trabalhos.Pelo simples fato de não dar importância.

O não dar importância para a leitura vem de longa data,onde o livro era um objeto muito caro,só para algumas pessoas. E também a visão de mundo muito pequena e,agora,ainda de vez em quando, escutamos "pra que ler?,onde vou ocupar a leitura?,pra que serve isso que estou lendo?" Perguntas feitas até para profissionais da educação.

Segundo pesquisas atuais,a leitura faz várias modificações no cérebro de quem lê, diminuindo doenças como Parkinson e Alzheimer, no futuro e também melhorando muito percepções, memória, cognição dos alunos até a socialização.

A escola que não lê não é só a leitura de algo específico, mas sim a leitura de mundo,das expressões internas e externas de cada um na esfera educacional. Então, que venham muitos livros e muitas leituras.