QUANDO UM PEQUENO FAVOR NOS CAUSA UM CONSTRANGIMENTO
Todos sabemos que fazer um favor não custa nada a ninguém, principalmente, quando isto ocorre entre colegas de trabalho. Pelo o contrário, é até muito bonito e promissor esta permuta de favores, considerando que sempre podemos precisar de alguém quando menos se espera. Então vamos ao fato que aconteceu comigo, fato este ocorrido no tempo em que o cheque era o meio mais comum de movimentação financeira. Ou seja, no tempo em que não havia nem em sonho o famigerado cartão de crédito ou débito. Tudo era na base do cheque ou nota promissória, coisa do passado.
E o fato aconteceu bem no dia de pagamento da firma onde trabalhávamos. Na hora do almoço, preferencialmente, íamos à agência bancária próxima para receber o pagamento ou parte dele. Então aconteceu que uma colega de serviço, impossibilitada de se dirigir ao banco por motivos especiais, não teve outra saída. Assinou um cheque nominal e pediu que eu o descontasse. Sem problemas. Porém, no banco, na hora de receber, alguns caixas, após conferir os respectivos cheques recebidos e com o número correspondente do portador, chamavam pelo número da senha, porém, outros, pelo nome. E foi justamente neste último caso que caiu o cheque da minha colega. A sala estava lotada e à porporção que o número ou nome fosse chamado, a pessoa se aproximava do caixa ou gritava para não perder a oportunidade. Quando eu menos esperava, eis que ouvi o nome da minha colega sendo chamado bem alto: Creusa Conceição da Silva. Não tive dúvidas, não titubeei e respondi: Eu, eu e levantei até a mão, dirigindo-me ao caixa, pedindo licença às pessoas que estavam na minha frente. A moça do caixa deu até risadas, achando que fosse brincadeira, mas logo percebeu que o cheque chamado era ao portador. Portando, não haveria problema nenhum pagá-lo a quem quer que fosse. Mas, mesmo assim, sem problemas maiores, recebi o dinheiro da minha colega, mas passei por uma pequena saia justa, que foi levados na esportiva e sem maiores comentários maldosos. Coisas da vida e fruto de um pequeno favor prestado.