Nuclear
Vinicius de Moraes dizia que seu tempo era quando. Sozinho, esse advérbio compete com o verbo ser e sua infinitude.
Nosso tempo é um tempo de incertezas, em meio a mudanças bruscas. O dentro e o fora de nós. A única certeza é a morte? Não. Também contamos com outras certezas; uma delas é a de que nada é para sempre. E de que as transformações persistem, como observava Heráclito de Éfeso.
Mas para encurtar meu discurso e não ficar tomando o Vosso tempo, afirmo minha fé no Quando, quando sozinho, porque parece um anel que, malgrado seja frágil, permanece intacto, à espera de alguém que posso utilizá-lo e honrar sua função temporal. Um espaço que atende ao tempo. A esse eterno Ser/Estar Sendo. Como tudo que é eterno, na minha concepção do termo, dura de modo indefinido, provando sua durabilidade ao ser lembrado/citado.
A mim, todo quando, quando sozinho, é eterno. Imutável. Vazio -- na concepção Budista do termo, se é que o Budismo versa, nalgum ponto, sobre o mesmo. (Lembro-me, certa feita, de numa lembrança equivocada do que dissera Bruce Lee*, eu abreviara seu discurso de tal modo que cumpre a mim citá-lo em nota ao fim desse post. Eu simplesmente entendi que, em suas palavras, "quem compreende o Vazio compreende o Amor e todas as coisas da Vida."
NOTA
* Na verdade, o que ele dissera foi isso: "O vazio é algo que fica bem no meio entre 'isto' e 'aquilo'. O vazio tudo inclui e não tem contrapartida - não há nada a excluir ou a contestar. O vazio é vivo, pois todas as formas dele emergem e aquele que compreende o vazio fica cheio de vida, de força e de amor por todas as coisas."
Compreender o Vazio irá fundir nossa cuca, tão acostumada a coisinhas pequenas (do dia a dia). Há que se treinar muito, muitas horas por dia, para se compreender o Vazio. A Mecânica Quântica, por exemplo, nega o vazio -- mas não é desse que falamos, e sim do outro, o Vazio, com V maiúsculo mesmo. Que remete ao primeiro por associação, apenas isso. O Vazio, nesse caso e ao meu ver, seria o total êxito entre o casamento do Nada com o Todo. Quando os dois Seres se fundem, se aniquilam mutuamente. Deixando um enorme espaço -- reservado à meditação e profunda compreensão humanas.
Obrigado.