Vida de gado* (30/09/2019)

O boi, criado para o corte, é sacrificado muito cedo, e seus últimos momentos são ainda piores nos Matadouros públicos. Tangidos pelo corredor a choques, socos e pauladas, encontram, no derradeiro instante, a pistola pneumática... - Num “abate humanitário”. A morte do boi impressiona por ser um misto de pavor, sangue, destreza e indiferença. Uma pesquisa realizada pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB), em cerca de 70 abatedouros públicos e privados do Estado – Constatou graves irregularidades que colocam em risco a saúde da população e também dos trabalhadores desses locais. “Não há controle sobre doenças; animais são mortos de forma inadequada; 80% dos funcionários não usam equipamentos de proteção individual (EPIs); acidentes de trabalho são comuns; há tarefa degradante e análoga à escrava, e em 34,9% dos abatedouros foi constatada a exploração infantil”. A maioria dos matadouros atua sem o mínimo de higiene. Aqui em Patos, a situação não é muito diferente. Um vídeo que vem circulando nas redes sociais, expõe as dificuldades enfrentadas pelo Matadouro Público Municipal, que existe desde 1962. As imagens mostram um local totalmente insalubre, facilitando a contaminação e proliferação de doenças. O prefeito interino Ivanes Lacerda (MDB), que após as denúncias inspecionou o local, disse que a solução é uma Parceria Público Privada (PPP) e que será aberto um edital de licitação para que se possa recuperar o matadouro completamente; por enquanto, foram autorizados paliativos. Só não sei se dá mais para esperar, "Seu Doutor". Com a palavra, os órgãos fiscalizadores.

ABATEDOURO

Daqueles olhos

esbugalhados,

espargiam sangue;

e, lavavam

o boi-morto,

mais que minhas

lágrimas de

sal.

(...)

No gancho,

baloiçava

a peça de carne;

pelo reflexo

da poça:

Ora homem

vez, por outra,

bicho.

Misael Nobrega
Enviado por Misael Nobrega em 02/10/2019
Reeditado em 13/09/2020
Código do texto: T6759032
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2019. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.