Em busca da sobrevivência

Neste bimestre estou trabalhando com meus alunos ,na disciplina Ciências, a cadeia alimentar ,algumas estratégias de defesas usadas pelos seres vivos para escaparem dos predadores me despertaram algumas reflexões.

Metaforicamente ,muitas vezes ,nós ,seres humanos também estabelecemos conscientemente ,ou não, algumas maneiras de defesas em nossas relações interpessoais.

Algumas plantas ,como estratégias de defesa , produzem substâncias tóxicas e têm espinhos ,alguns animais ferroam ,envenenam seus predadores. Muitas vezes em nossa vida nos vemos em ambientes tão hostis ,em relacionamentos tão abusivos e doentios , em situações tão constrangedoras que começamos a oferecer o pior de nós, começamos a consumir e ter consumida a paz ,a tranquilidade, a harmonia. Emitimos e ouvimos palavras que são tal como veneno, machucamos e somos machucados com atitudes grosseiras , agressivas, que ferem bem mais que espinho. Pior é a dificuldade que temos para nos conscientizar dos malefícios da situação e a resistência que temos em afastar do círculo vicioso.

Outros animais usam a camuflagem ,ou seja, ficam parecidos com o ambiente, de forma que passem desapercebidos aos olhos dos predadores .Quantas vezes também , abrimos mão de nossa essência, de nossa identidade e ficamos parecidos com o ambiente, ou seja , fazendo aquilo que todos estão fazendo, embora nada tenha a ver com nossos valores, com realização pessoal, fazemos isso , principalmente na adolescência, juventude ,com medo de sermos consumidos pela incompreensão, desprezo, solidão.Tudo que é diferente incomoda ,e então às vezes deixamos de ser quem realmente somos para sermos iguais a todo Mundo. O preço talvez seja menor.

Outra estratégia de defesa é o mimetismo, ou seja ,a imitação de traços físicos ou comportamento de seres de outra espécie , podendo assim escapar dos predadores.Quantas vezes imitamos o comportamento de outros, não nos revelamos em nossa plenitude. Às vezes pessoas bondosas tem a aparência ,e até atitudes de pessoas más ,se mostram frias , insensíveis como forma de se defenderem de exploração, humilhação, abusos que quase sempre pessoas que se mostram bondosas são submetidas.

Alguns animais mudam de cor conforme o ambiente .Quantas pessoas agem assim! Talvez sejam as que mais tem predisposição a agirem de forma traiçoeira, falsa , desonesta.Agem sempre em benefício próprio ,apresentam desvios de caráter e conduta, nunca são confiáveis, estão sempre mudando de opinião ,valores , princípios afim de satisfação do ego e obtenção de vantagens.

Outras vezes a defesa é a fuga imediata. Quantas vezes estamos em sentido de fuga em se tratando de envolvimento amoroso, fraterno , não nos permitimos comprometimento em função do medo da possível frustração e quebra de expectativas.

A maturidade plena e a qualidade de vida certamente virá quando em qualquer ambiente que seja, comecemos a ver no outro não uma ameaça, embora não seja recíproco esse sentimento. Quando deixamos transparecer quem realmente somos , quando deixamos as máscaras caírem e sem nenhuma vergonha e temor de julgamentos nos mostramos por inteiro em nossas fragilidades,erros e limitações.

Pena que a maioria de nós ,nunca nos daremos conta da péssima qualidade de vida emocional e de relacionamentos, que levamos. Outras vezes até conseguimos nos conscientizar ,mas não temos forças e coragem para lutar e mudar ,pois requer renúncia, dor.