TENHO DÓ DE PESSOAS RACISTAS E PRECONCEITUOSAS
É inacreditável que em pleno século XX acontecem fatos, coisas tão mesquinhas, com resquícios preconceituosos, como esta que agora passo a narrar. Mas Deus sabe o que faz e quem for vítima destes atos de racismos nunca deve fazer justiça com as próprias mãos, pois tudo que se faz aqui na terra, aqui se paga, esta é a mais pura verdade.
Aconteceu em 1980 num bairro da zona oeste de São Paulo. Um rapaz procurava, desesperadamente, uma pequena casa para alugar, pois os seus pais estavam vindo do norte do Brasil. Até que, além de conseguir um colega para ser viador, este mesmo se prontificou a acertar com a dona dos dois cômodos. Depois, só bastava o rapaz ir lá assinar o contrato e receber a chave. Dito e feito. Vale ressaltar, primeiramente, que este era de cor negra, mas o rapaz que seria o fiador era de cor branca, por isso que não encontrou nenhum empecilho naquela transação. O certo foi que no momento em que foi apresentado à senhora dona do imóvel, imediatamente, o seu preconceito aflorou e ao perceber que o futuro inquilino não seria de cor branca, arrumou um subterfúgio sem muita lógica, desfazendo aquele negócio de aluguel. E não teve nem a coragem e educação de pedir desculpas etc. O rapaz saiu dali entregando a Deus aquela atitude injusta e racista e foi batalhar outro lugar para morar com os seus pais. Até que não demorou muito e quando estes chegaram de viagem, aquele rapaz procurou evitar comentar aquele caso preconceituoso que ele sofreu e, por incrível que pareça, depois de algum tempo, a sua mãe, ao andar pela redondeza coincidiu conhecer aquela mulher racista, dona daqueles cômodos que aquele rapaz quase alugara para ela morar. E o mais importante é que a sua mãe não ficou sabendo deste triste episódio, pois só assim evitou futuros contratempos ou celeumas.