A bênção, Padre Assis* (27/09/2019)

A palestra da professora Adalmira Cajuaz, na “casa de Ernani Sátyro”, naquele finalzinho de setembro, reaproximou-me do enclausurado morador do antigo ginásio diocesano de Patos, em cujo derredor teci a minha infância.

Nascido em Malta, Paraíba, em 1908, padre Joaquim Ferreira de Assis, foi fiel à igreja a vida toda. Inspirado em Agostinho de Hipona, tornou-se um doutor Sacro de nosso tempo. Nada passava sem a deferência terrena de seus relatos difusos que se tornaram imemoriais, salvo poucos escritos.

A “crônica das 12”, através das ondas sonoras da rádio Espinharas, foi a hóstia consagrada de uma geração de incrédulos para que se mantivesse firme na rocha e no reto caminho em direção a uma organização social, mesmo que manca.

Padre Assis fora um ser humano de virtudes. E soube dividir a si mesmo em partes iguais – Homem e Santo, consagrando o céu aqui na terra.

Feliz daquele que foi escolhido por Deus para ser a força de suas palavras, em desfavor das heresias. Padre Assis reproduziu o Divino, emprestando às homilias, as brigas que não podia vencer.

Em seus hábitos reclusos, o estudioso de Deus viu o Senhor. Não era mais ele.

Aquela figura emblemática, de estatura mediana, que fazia do transcurso à rua Rui Barbosa os passos para a eternidade, fez, ainda, da sua casa, a mansão habitada por todos os Santos... E o milagre, na igreja.

A bênção, Pe. Assis... – Deus te abençoe, meu filho!

Misael Nobrega
Enviado por Misael Nobrega em 27/09/2019
Reeditado em 25/12/2023
Código do texto: T6755665
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2019. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.