Josias; Um Pequeno Ateu

Estava o pequeno Josias todo feliz naquela ensolarada manhã de domingo. Aquela era a primeira vez que ele estava frequentando a escolinha dominical da igreja. Os seus pais eram neo-cristãos e ex-ateus que, recém-convertidos, já estavam participando assiduamente das missas nos finais de semana. E naquele domingo após a missa, quando foram buscá-lo na escolinha, ficaram surpresos quando viram que ele vinha todo feliz e saltitante trazendo nas mãos uma enorme bola colorida.

-Quem te deu esse presente filhinho? Perguntaram. E foi a 'tia' que o acompanhava quem respondeu:

-Foi ele quem ganhou o prêmio da gincana desse domingo... Então o pai perguntou:

-Quer dizer que ele mal chegou e já ganhou uma gincana? Mas que espécie de gincana foi essa? E a 'tia' respondeu:

-A catequista responsável pela turma costuma fazer uma pergunta e aquele que ela achar que deu a melhor resposta é quem leva o prêmio do dia...

Muito curiosa a mãe do pequeno Josias perguntou a ela, qual foi a pergunta que ele respondeu tão bem, que mereceu aquele premio.

Então a 'tia' disse que a catequista contou a historinha de um pobre menino órfão, que morava com a sua avó na zona rural, bem distante da escola.. Esse menino era muito estudioso, queria aprender tudinho na escola para quando crescesse, poder arrumar um bom emprego e ajudar sua vòzinha. Fizesse sol ou chuva, ele nunca perdia o ônibus escolar que todos os dias e sempre no mesmo horário o levava à escola. Só que houve um dia em que a sua vòzinha passou mal durante a noite e por ter ficado cuidando dela, ele acabou dormindo até mais tarde, perdendo a hora do ônibus escolar. E aquele dia era justamente o dia da prova de final de ano...

A sua avó já estava bem naquela manhã. E quando ela viu que o seu netinho, já todo arrumadinho para ir para a escola, estava chorando por ter perdido o ônibus escolar, lhe disse:

-Vai lá na minha mesinha da cabeceira e pegue aquela bolsinha de moedas; lá você vai achar o dinheiro pra pagar a sua passagem; corre para o ponto do ônibus que ainda dá tempo de chegar antes da aula começar...

Ele fez exatamente como a sua vó mandou. Só que quando ele já estava lá no ponto do ônibus e abriu a bolsinha para pegar o dinheiro, ele viu que estavam faltando dois reais para completar o valor da passagem... Muito triste, ele fechou os seus olhinhos e ergueu o os braços para o céu; parecia estar rezando... Foi então que quando ele abriu os olhos e olhou para baixo, viu que o vento tinha trazido até os seus pés uma nota de dois reais. Então pegou rápidamente a nota, se ajoelhou e ergueu os braços para o céu...

E foi nesse ponto que a catequista interrompeu a história e fez a seguinte pergunta:

-Depois de pegar aquela nota de dois reais que faltava para completar o valor da sua passagem e de ter se ajoelhado e levantado os braços para o céu; o que foi que o pequeno Josias disse? Quem der a melhor resposta leva o prêmio de hoje!

A 'tia' disse que quase todo mundo respondeu a mesma coisa: "Graças a Deus!"... Mas só a resposta do Josias é quem levou o prêmio.

E qual foi a resposta dele? Perguntaram juntos, os seus pais... Então a 'tia', com um sorriso nos lábios, respondeu: "Era só o que faltava!".

Sem dúvida nenhuma aquela foi a melhor resposta. Afinal de contas, dois reais era só que faltava para o menino completar o valor da sua passagem e além disso o pequeno Josias só respondeu diferente dos seus amiguinhos porque ainda era um pequeno ateu...