UM AUTÊNTICO PUXA SACO É ESTE AQUI.
Esse é o tipo de pessoas que existe em todas as repartições e seções de trabalho em qualquer parte do mundo. Ou seja, aquele funcionário que desde os primeiros dias, qualquer um percebe logo que se trata de alguém que gosta de bajular, querer fazer tudo além do seu trabalho, da sua obrigação, enfim, aquela pessoa que logo que aprende o serviço, sabe das suas atribuições demonstra muito prazer em querer sempre extrapolar nos seus serviços, assim como se ele fosse embora, saísse da firma ela parasse, fosse à falência, sei lá. No íntimo, o puxa- saco é uma pessoa até que serve à firma, porém tem alguns que se exacerbam, exagerando nas suas atitudes, chamando a atenção do mais desatento funcionário. Ou seja, como é conhecido como o “faz de tudo”, ele sem querer, querendo, chama sempre a atenção. Só que o autêntico chefe não gosta muito deste tipo, pois o acha uma pessoa desprovida de uma verdadeira personalidade, firmeza de caráter etc., chegando, inclusive, a ter até dó dela.
Só para dar um exemplo e emoldurar este assunto, passo a ceitar um exemplo concreto. Certa ocasião, no meu serviço numa fábrica de discos, um colega de trabalho, ao regressar de férias, por coincidência, ao pegar uma caixa pesada foi vítima de um mau jeito na coluna e fingiu não ser nada. Só que, entre os colegas mais chegados, de vez em quando, começava a reclamar de dores. E sempre que isto acontecia, ouvia alguém dizer para ele ir ao médico. Porém, ele se esquivava com receio dele lhe dar um atestado, afastando do trabalho. Mas, qual é o problema, rapaz, é para o seu bem - dizia um. Eu sei, respondia o funcionário puxa saco, o problema é que eu voltei agora de férias, o que o meu chefe vai dizer?
Ora, rapaz, e por acaso, você se machucou de propósito? Você nunca ouviu falar em AT (Acidente de Trabalho não?
- Já, mas não assim logo que volta de férias - respondeu o puxa-saco inveterado. E pelo visto continuou carregando uma dor nas suas costas e passou a reclamar só para a esposa dele, a qual também, muito insegura, tinha receio do marido perder o emprego por se afastar do serviço com um autêntico atestado médico, pode uma coisa desta?