Introspecção fração do tempo e mais um sintoma crônico...

Doutor, eu estimo no mínimo 12 horas de introspecção. Estou sendo generoso comigo. Deve ser muito mais que isso. Mas tô com vergonha de dizer quanto. Não paro e eu sei que tenho. Todos os dias são densos. Não dá pra notar. Aliás, poucos me notam. Como uma coisa nova que envelheceu rápido e foi jogada ao lado. Sei que é um fardo. Mas é o jeito que eu sou. Que me faz atravessar o deserto do dia com sede, de ansiedade. Eu sinto sóis fortes e pés queimando. E os horizontes me chamando. Meditar ajuda. Mas eu não sei parar meu tempo. Nem meu é. É o próprio Tempo que passa por mim. Apenas o sigo, como rebanho. De cabeça baixa, sem voz, como um sonâmbulo. Sonho acordado. Não é orgulho ou exagero. Sou instintivo mesmo. E muito racional também. Uma coisa chama a outra, doutor.

Diagnóstico: megalomaníaco cataplético

Minha mente é assim, doutor,

faço o que ''quero fazer'', e o que eu quero é viver tranquilamente, sem me sentir pressionado por ninguém, fazendo o que gosto, de preferência ajudar o máximo de pessoas e seres que eu conseguir. São meus projetos impossíveis. Conseguir continuar nessa maré mansa que eu gosto tanto e mais pra frente ajudar quem precisa. Minha mente não quer saber de decorebar para concurso público, sair de casa, bater perna procurando emprego qualquer e aprender uma nova língua. Não me puno como muitos fariam porque é assim que eu sou, e a sociedade é de um jeito que sacrifica o indivíduo, enquanto eu o celebro, o louvo, em mim e nos outros, por sua liberdade de território. Não sou domesticado. Não aceito o desafio de, pelas regras, correr pelo queijo, sem perguntas, sem resistência. Mas não é preciso uma ratoeira quando se é de laboratório e vive dentro de uma gaiola. Sou exatamente como um extraterrestre, minhas leis e minha perspectiva são tão diferentes da maioria e ao mesmo tempo tão simples... Vezes, me sinto sufocado de pensar que uma hora terei que fingir que a vida não é uma só, que não somos explorados por parasitas, ameaçados por predadores, que tudo poderia ser muito melhor.

''Paciente padecendo de delírios psicóticos''