Eterna Vigilância

Saiu a versão em português da autobiografia de Edward Snowden, o ex-agente da NSA que revelou o esquema em massa de espionagem montando pelo governo americano.

A delação de Snowden desnudou a forma coo os americanos espionam e, de certa forma, controlam o mundo. O livro narra a vida do ex-agente que começou muito jovem a trabalhar de freelancer para a NSAe a CIA. São palavras dele:

"Nas profundezas de um túnel sob uma plantação de abacaxis - uma fábrica antiga de aviões de Pearl Harbor - eu me sentava diante de u terminal do qual tinha acesso praticamente ilimitado às comunicações de quase todos os homens, mulheres e crianças da Terra que fizessem uma ligação ou usassem um computador".

O ex-agente , ao que tudo indica, teve uma crise de consciência e entendeu que essa espionagem era um atentado aos fundamentos da democracia americana. Então vazou tudo. E se tornou uma espécie de pária, perseguido pelo governo americano, repudiado em outros países, e atualmente exilado na Rússia. Até quando? Ele está seguro? Não creio. Será sempre um perseguido, nunca estará seguro...

Acho que ele prestou um grande serviço ao mundo, todos estão sabendo que são espionados e controlados pelos americanos, podem pelo menos se precaverem, mas a verdade é que não há ais privacidade. Snowden faz uam advertência, quando diz que essa espionagem descarateriza a democracia. São palavras dele:

"Deixa de ser,efetivamente, uma democracia todo governo que dependa da vigilância para manter o controle dos cidadãos". Bingo.

O livro em português tem o título> Eterna Vigilância. Snowden que é tido como traidor pelo governo americano é um dos heróis do nosso tempo. Inté.

Dartagnan Ferraz
Enviado por Dartagnan Ferraz em 23/09/2019
Código do texto: T6751752
Classificação de conteúdo: seguro