Problemas no ativismo LGBT++

Problemas no ativismo LGBT++

Prioridades...

Saúde vem sempre em primeiro lugar. E o maior problema de saúde da dita comunidade LGBT é a elevada incidência de contaminação por DSTs (doenças sexualmente transmissíveis). Das muitas razões para esse fato, o mais significativo é a existência de grupos flutuantes de indivíduos homossexuais [me refiro especialmente aos homens] que praticam sexo totalmente desprotegido com um número muito grande de parceiros. Desses caras, têm os que estão começando a vida sexual, na adolescência ou início da vida adulta, com pouca informação e ainda sob os efeitos da explosão hormonal típica dessa época, que tende a nos tornar mais impulsivos. Não é coincidência que a maioria dos novos casos de DSTs esteja acontecendo nesta faixa etária. O outro grupo é composto por indivíduos que, por razões diversas, decidem praticar sexo sem camisinha, com vários parceiros, ocorrendo a exposição constante à contaminação, e sabendo dos riscos. Existe uma política por parte do ativismo LGBT de incutir excessiva vitimização mas nenhuma responsabilidade pra nós, homos. Direitos mas não deveres, e paradoxal ou não que isso acabe fracionando a garantia de nosso direito à saúde e, portanto, segurança. Fala-se pouco a muito pouco entre os influenciadores, sobre o maior problema da comunidade, que nos fragiliza individualmente, perante à sociedade e entre nós mesmos. O máximo que advogam é pela educação sexual nas escolas e campanhas intensivas de prevenção. Os resultados até agora são pífios. Mas também há de se culpabilizar este grupo irresponsável de indivíduos homossexuais que é praticamente o núcleo de contaminação por DSTs. São eles que decidem se expor sem nenhuma preocupação e ainda por cima nos colocam em risco, quando frequentam os mesmos lugares de encontro, omitem informações a respeito de seus métodos ou não, de profilaxia, desprezando as consequências possíveis de seus comportamentos. Essa moralização "punitivista", claro, não é bem vinda para o ativismo LGBT, que é predominantemente de esquerda. Eu sei que eles são muito bem intencionados, mas seu fanatismo pela causa pode estar atrapalhando a comunidade pelo fato de não enfatizarem esses problemas que não são causados pela homofobia e sim por nós mesmos, como a ignorância e impulsividade de muitos jovens, e em especial pela existência destes irresponsáveis que agem exatamente como adolescentes vitalícios. O ideal seria ostracizar os "vida-loka" além de incentivar a relacionamentos monogâmicos e/ou mais fixos. Mas não espere isso de influenciadores digitais e ativistas, porque a maioria deles não irá apontar culpados dentro da "comunidade". Outro problema que pode ter relação ou contribuir com a desinformação e fragilização de muitos LGBTs é, pura e simplesmente falando, a inexistência concreta de uma comunidade, isto é, de uma rede de suporte, interação e comunicação entre os diversos segmentos desta população. Sem uma verdadeira organização com estruturas, espaços, diretrizes (combater de fato o problema das DSTs), não tem como nos ajudar e, francamente falando, causar menos problema à sociedade. Seria excelente se os homofóbicos não tivessem nada de negativo para nos criticar, além de suas antipatias por ''nós'', homos [por essa identidade que temos]...