Bolero sem nome e sem autor

Antes de entrar no assunto desta maltraçada, confesso que estou meio cansado da arenga política. Tudo bem, admito que parece brincadeira e que na certa voltarei ao samba de uma nota só. É apenas uma espécie de beicinho (no meu caso beição ou beiçola). Mas hoje,excepcionalmente não vou focar na política. Vamos, portanto, como diria Odorico, sair dos entretantos e entrar nos finalmentes.

Certa feita (21.04.2017) postei uma maltraçada falando sobre um bolero antigo (sou louco por bolero) que ouvia muito nos bailes em Arcoverde (a famosa Porta do Sertão pernambucano).Dancei ao som desse bolero (mesmo dançando mal paca e pisando os pés das pacientes damas). Lembro da música e da letra, só não canto porque desafino até assoviando. Só não sei o nome da música e nem do autor. Como essa música marcou muito minha juventude (e como marcou) transcrevi a letra aqui no Recanto solicitando que alguém, quem sabe, recordasse dela e me revelasse o nome e o autor. A saudosa hermana Deyse Félix, no mesmo dia 2l, postou o seguinte comentário:

"Sabe, ao ler os versos dessa música eu acompanhei cantando, sei a musica, mas não sei o nome, nem de quem seja. Mas perguntarei a u amigo que é bom em bolero e samba-canção, talvez meu irmão saiba. Tentarei saber".

Deyse procurou mesmo saber mas não conseguiu. Mas como conseguiu cantá-lae a conhecia me deixou contente, mas ainda curioso para saber o nome d danada e seu autor. Outro leitor Henrique Flávio, quando retornei ao assunto noutra maltraçada, afirmou que há mais de dez anos procura saber o mesmo a pedido de seu pai.Achou algumas pistas, mas o mistério continuou.

Juro que se não fosse esses dois comentários eu iria ficar pensando que estaria delirando, mas como se sou incapaz de fazer uma música e uma letra tão arretada? A música existe sim, um dia irei saber direitinho a sua história.

Ontem, conversando com u amigo, ele pesquisou uma das pistas de Horácio e ouviu várias vezes a música americana I'm Walking Behind You, cantada por Eddie Fisher, Sam Cooke e Frank Sinatra e acha que o bolero sem nome é uma adaptação à brasileira dessa música. MMas a tradução é completamente diferente. Totalmente. E na melodia há também algumas diferenças. Mas que a melodia é parecida é. Mas o mistério continua. Acho quem compôs ou adaptou a música é um arretado. Detalhe: já pesquisei com todos os antigos músicos da minha região e nada consegui. Vou continuar pesquisando.

Para fechar esta maltraçada transcrevo, novamente, a letra da musica que faz parte da trilha sonora da minha juventude:

"Quero ser o teu sol a guiar os teus passos/ Quero ser tua sombra te amparando nos fracassos/ Não importa que tu não e queira jamais/ Deixa que eu seja o vento em teus cabelos e nada mais// Aonde quer que fores deixa que eu te siga/ Aonde quer que fiques deixa eu ficar também/ Mas se não quiseres me amar, deixa que eu te espere/ Como a praia espera o mar".

Eita bolero arretado e misterioso. Inté.

Dartagnan Ferraz
Enviado por Dartagnan Ferraz em 21/09/2019
Código do texto: T6750158
Classificação de conteúdo: seguro