FESTIVAL DE LITERATURA E ARTES LITERÁRIAS

Abaixo uma entrevista junto ao Festival de Literatura e Artes Literárias (FLAL) Do qual fica total crédito à essa crônica, e enfatizo isso aqui deixando claro. Continuando o Grupo FLAL este ano chega com a sexta edição: Edição Sementes do Amanhã - Facebook. Que vai de 21 de Setembro a 29 de Outubro de 2019... A frente deste projeto de suma importância a autores e jovens promessas estão: Luiz Amato, Ironi Jaeger e outros. O FLAL é um evento online e totalmente gratuito, usando como plataforma o Facebook, o objetivo é divulgar a Literatura Nacional Contemporânea, ajudar os novos escritores a se aproximar com o público, na divulgação de textos, loja online e, várias outras atividades como concursos. Interessados em mais informações a abertura será dia 21 de Setembro ás 20 horas. deixo um e-mail para contato. As páginas do Grupo FLAL no Facebook estão como: FLAL FESTIVAL DE LITERATURA E ARTES LITERÁRIAS.

flalfestival@gmail.com - Ironi Jaeger

SEGUE MINHA ENTREVISTA, PERGUNTAS FEITAS POR PESSOAS QUE PARTICIPARAM NOS COMETÁRIOS DE PUBLICAÇÕES, ESCREVENDO E ATRAVÉS DE BATE PAPOS, AQUI RESPONDO 10 PERGUNTAS QUE FAZEM PARTE DE UMA DAS ATIVIDADES DO PROJETO, PARA ENTÃO SE CONHECER MAIS DOS AUTORES. E O PÚBLICO SEMPRE JUNTO COM PARTICIPAÇÃO ASSÍDUA, PARA NOS APRESENTAR A NOVA ESCRITA, E NOVOS AUTORES E LEITORES SEMPRE NO INCENTIVO DA LITERATURA BRASILEIRA.

Cristina Cimminiello

* A música influência você?

Claramente, a primeira arte (música) é um infalível instrumento à influência e ajuda a compor grandíssimos versos, costumo ouvir quando costumo escrever... Tchaikovsky, Bach, Debussy. As tradicionais brasileiras como Zé Ramalho, Djavan, Belchior... Não há como a música não influencia; influencia e eu gosto disso, eclético ao extremo e não passo um dia se quer sem escutar algo bom, bebendo algo ou escrevendo anotações...

Aline Duarte

* Dizem que o sonho de todo escritor é publicar um livro físico com editora renomada. Você concorda? E seu sonho também? Já realizou? Acha importante para o curriculum de escritor?

Claro que concordo, se um escritor não concorda na primeira pergunta ele está mentindo demais rsrsrs Todos sonham, e o meu é esse: Escrever um livro, deixar algo duradouro; minha obra aqui quando eu já não estiver mais... Esse é o sentido. E terminando e respondendo a última pergunta: é importante sim para o portifólio/carreira de um escritor ter sua obra física nas mãos, e nas prateleiras de alguma livraria, mas em momento algum isso pode se tornar obsessão, temos que trabalhar na coincidência e paixão pela leitura e escrita, tarda mas não falha, a publicação vem...

Rosemarie Gindri

* Qual o seu horário preferido para produção de textos?

Sem dúvida pela manhã, cabeça fresca, agenda feita na noite passada, tudo muito leve, o amanhecer do dia é uma tremenda inspiração à quem quer tocar pessoas. Não vejo horário melhor e aprecio o levantar matinal, poucas vezes varei a madrugada tendo ideias, além de ser silencioso claro; mas prefiro dormir cedo na maior parte dos dias e levantar bem cedo e não perder de modo algum esta janela de produção inestimável que é a manhã...

Nell Morato

* O que um autor deve fazer para alcançar o sucesso?

Não pensar nele. Se insistir na felicidade é a forma clara de infelicidade e decepção, não foque inteiramente no assunto, trabalhe arduamente e seja fiel a isso, o resultado virá. O mais importante é sempre estudar porque quando a oportunidade vim, você estará preparado e jamais deixará escapar...

Carla Póvoa

* Mistura histórias de vida (da sua e de outras) com histórias imaginadas?

Sim. Apesar de não escrever muitos contos, gosto dos ensaios e crônicas... Quando faço poesia (dizem que faço) me coloco nela, as situações que passei e que vi outros passar. O real e a arte andam juntos, não tem maneira de produzir algo e não deixar um pedaço de ti, se não deixar, não foi você que fez. É simples...

Severiana Paulino Rodrigues Séve

* Pra você a nossa cultura literária anda defasada? Por quê?

Porque não fomos ensinados a ler por interesse, por aprendizado, e sim pra passar na prova, pra passar na vida. Vai de nossa cultura, em média se lê dois livros por ano (o brasileiro) e um aliás é dado obrigatoriamente pela escola/trabalho ou pra passar no concurso... Enquanto tivermos este pensamento vamos penar. Costumo dizer que o brasileiro não lê; mais paga um preço por isso, sempre há de se pagar! Mais a literatura anda dando seus passos e temos bons representantes, hoje acompanho muito um professor e crítico e deixo como indicação também: Rodrigo Gurgel...

Marta Maria Da M. Valle

* Escritor você já teve bloqueio? Se teve como solucionou o problema?

Impossível em algum momento que se quer escrever você não tenha um bloqueio, todos em alguma parte da vida tende a ter bloqueios e cada qual se ajusta a sua maneira: música, ler, andar, beber algo, comer... Apenas costumo fazer o que não tem relação nenhuma com a escrita como: fazer carinho em um gato... Beber água, sair na rua e olhar para cima, para o céu. Tudo volta, até a ideia e daí sentamos e voltamos a falar, sem ser interrompido, isso é escrever...

Rosália Meires Silva

Como se sentiu quando publicou o seu primeiro livro?

* Nunca publiquei um livro! Ainda...

Adilson Mitzael

* Você escreve a partir do título, ou o mesmo vem quando esta escrevendo?

Primeiramente se escreve, depois corrija. Em momento algum paro e analiso, a não ser na edição final, fora isso continuo com o anseio de sempre à mão ao lápis, a caneta. Depois corrijo e por fim assino junto ao título, estes sempre por último. Determinar uma frase e por baixo desenvolver algo, irá destruir todo e qualquer pensamento que possa ocorrer durante todo processo, isso que funciona comigo... Nesse sentido é bom ser ansioso...

Andrea Flor

* Escrever para você é misturar os seus sentimentos com o imaginário, é o sonho a ser realizado, consegue "inventar" sem sentir ou ter sentido?

Se um escritor, um pintor, um artista não consegui inventar alguma situação, caso ou sentimento no enredo da história ou do quadro, verdadeiramente não é um bom escritor ou pintor. Claro que não existe escrever e pintar sem nos colocarmos no quadro ou no papel, quando escrevemos deixamos lá um pouco de nós, um pouco do porque fazemos isso e não aquilo. Sentimos e escrevemos e quando não sentimos, escrevemos também... É ilógico e lógico, é relativo e relativista rsrsrs É incrível.

MUITO OBRIGADO!