P e r d ã o

Concordo plenamente que o ser humano seja adepto do sentimento do perdão. Acho também que os incompatíveis com o perdão estão cometendo um pecado. Estão claro infringindo um princípio cristão, inclusive constante da Oração do Pai Nosso. Perdoar é, portanto, um gesto largo que engrandece o homem (e a mulher também, claro).

Mas, confesso, não sei e não consigo perdoar. Não tem jeito. A bem d verdade nem me esforço. Sou, sim, incompatível com o perdão, Que fique claro que não me refiro a miudezas, simples divergências e nem simoles e pequenas ofensas, coisas de momento. Mas de maldades, perseguições, grandes ofensas e maquinações que me prejudicaram, a mim e à minha família . Alguém - como já aconteceu - pode arguir que as maldades prescrevem, o tempo apaga, os ofensores e perseguidores se redimem. Não nego, pode até ser um fato. Mas, mesmo assim, não consigo perdoar. É duro dizer, pasmem, mas não perdoo quem me fez mal nem depois que essa pessoa morre. Não que nutra ódio. Mas considero esse tipo de ofensor ou perseguidor alguém que não existe. Evito até falar no assunto. Há quem ache que sou adepto da vingança. Não, não sou. Mesmo que pudesse dar o troco não usaria esse recurso. A vingança me repugna. Mais: não me rejubilo com as tragédias e dificuldades de desafetos. Repito:para mim eles não existem. or que então iria me rejubilar se acho isso uma indignidade?

Quando tomo conhecimento, leio, sou inteirado de um gesto de erdão louvo, admiroe respeito. Mas, pessoalmente, não capaz de perdoar quem me ofendeu ou perseguiu. E priu. Inté.

Dartagnan Ferraz
Enviado por Dartagnan Ferraz em 19/09/2019
Código do texto: T6748530
Classificação de conteúdo: seguro