A censura da Crusoé* (19/04/2019)
Vejo a Crusoé ser censurada pelo Supremo Tribunal Federal (STF) com temeridade e reflexão. Não há democracia sem uma imprensa livre.
O jornalismo consiste na produção de notícias a partir de informações confiáveis. Ele existe para que se faça justiça, como testemunha ocular da história.
Para Rui Barbosa é a vista da Nação.
Recente pesquisa, aponta o Brasil como o 105° país em hostilidade contra jornalistas; atrás de Argentina 75° e Uruguai 19°, no quesito liberdade de imprensa. E daí?
Se o jornalismo está a serviço da verdade, isso não é o determinante para que deixemos de ser quem somos. É preocupante, sim! Mas, será que não há jornalistas que assassinam a si mesmos quando cedem aos caprichos do poder? No dia em que uma informação sai distorcida eu coloco essa mordaça em mim mesmo.
O conceito de notícia mudou tanto assim? A relação com a fonte; a copilação dos dados; a apuração e comprovação dos fatos; o contraditório? Se tudo estiver no lugar, como foi o caso da Crusoé, vamos nos preocupar com o quê? Com a violência contra jornalistas? Com o STF? Para termos um país verdadeiramente livre é preciso que nós também sejamos.
Ponto.