O suicídio em manchete* (21/04/2019)

A mensagem do suicídio é clara: O que publicar? Ali não há nada de espetacular. Não há um código jornalístico que impeça a de divulgação, muito embora uma convenção moral. Contribuição, seria debater as causas auxiliando a sociedade a lidar com questões de saúde mental. Embora que para Durkheim o suicídio é egoísta, altruísta e anômico e deve ser tratado como assunto sociológico.

A vida nos obriga a buscar desde sempre. É só reparar na corrida do óvulo pelo desenvolvimento fetal. Muitos ficam pelo caminho, ainda zigoto, na fase do "não ser". E os que conseguem têm que suportar o mundo.

O suicídio é a décima causa de morte. Devemos nos antecipar aos "avisos", visto que os problemas emocionais são gatilhos para tornar esse número crescente. Não esperem os jornais trazerem a notícia. Esse método de abordagem nos daria mais subsídios para cuidar dos vivos.

Tirar a própria vida é romper com este vínculo; é castigar-se, desprezando-o. Um corpo baloiçando numa corda, sem pertencer a terra ou ao céu. Alguém doou-se; extenuou-se. Não cabe a ninguém o jugo.

"Suicidar-se é apresentar-se diante do Rei sem ser chamado". Deus tenha piedade de nós.

Misael Nobrega
Enviado por Misael Nobrega em 19/09/2019
Reeditado em 22/09/2023
Código do texto: T6748406
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2019. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.