Um Momento de Claridade (II)

Um Momento de Claridade

Fosse meses atrás, anos talvez, ele estaria praguejando contra tudo e contra todos. Reclamando de tudo.

A idade chega. Tudo tem seu tempo. Os erros ocorrem, sim, mas ele assume sua parte nisso e se presta a reparar. Fala dos problemas -- mas está disposto a resolvê-los sozinho.

Somos os responsáveis pelas escolhas que fazemos. Pelo nosso silêncio, quando deveríamos abrir o jogo. Pelas nossas palavras, quando deveríamos fazer silêncio. Somos os responsáveis por nossas escolhas. Ouvir os outros e dar conselhos a eles é uma escolha nossa.

Quando, enfim, reconhecemos nossa parcela de responsabilidade pelos rumos que nossa vida toma, amadurecemos como poucos o fazem. E são justamente esses poucos que fazem a vida valer a pena. São eles que metem as caras, que assumem os riscos. São eles que abrem os caminhos em meio às incertezas da Vida. Em meio às Trevas da Ignorância. São eles que mudam o mundo.

Hoje ele amadureceu. Sozinho. E os que o criticam continuarão sua missão mesquinha e inválida. Ele? Continuará trilhando novos caminhos. Independente de agradar ou não.

Obrigado por ter dedicado seu tempo a essa leitura. "Ele" pode ser Você -- compreende a importância dos esforços em compreender? É uma questão de perceber -- bem como de Proceder. Consegue perceber isso?