QUANDO O PROBLEMA DA MENDICÂNCIA SE PROPAGA.
Pode acontecer que se fique penalizado quando nos deparamos com quadros desumanos, tristes, como, por exemplo, uma senhora gestante, maltrapilha e rodeada de mais três crianças pedindo esmolas pelas ruas de uma cidade grande. Os transeuntes, cada um mais preocupado do que o outro, passam e não dão a mínima atenção, quanto mais esmolas. Salvo, raríssimas exceções. Por outro lado, quando se olha para debaixo de um viaduto ou deitado sob uma marquise de algum prédio abandonado, sempre há algumas pessoas deitadas, enroladas com alguns trapos e dormindo como se estivessem esperando algum amanhã melhor ou menos sofrido. Mas, quando acordam vão perceber que tudo continua com era, ou seja, vão ter que andar pedindo, suplicando algo para comer ou, caso contrário, morrem de fome. Só que, por causa de outros falsos mendigos, estes que realmente estão necessitando, são vítimas do desprezo e da humilhação. Pois, por incrível que pareça, há muitas pessoas que se caracterizam de mendigos e tentam de alguma forma conseguir extrair alguns trocados, algumas esmolas, quando, na realidade poderiam até estar trabalhando, fazendo algo mais concreto para ganhar os seus trocados honestamente. Apelar para a boa vontade de algumas pessoas, ludibriando-as, simplesmente é algo depravante. E isto acontece, muitas vezes, com homens e mulheres, em vários lugares da nossa sociedade. O problema é quando conseguem levar junto algumas crianças inocentes, com o objetivo de provocar compaixão das pessoas, o que, com o passar do tempo, sem escolas, sem educação, sem higiene, sem nada, a elas só resta mesmo seguir a lamentável e triste trilha da desventura e necessidade, quando não, de roubo e outras atitudes piores e mais degradantes e, nestes casos, fica sempre muito difícil retroceder. Salvo, algumas raríssimas exceções, repito.