Advertências que devem ser lembradas

Sempre recordo três advertências que acho sérias e que devem ser constantemente lembradas por que é democrata. Foram feitas por um pastor, por um dramaturgo e po rum poeta. Vou transcrevê-las:

Pastor Martin Niemuller:

"Quando os nazistas levaram os comunistas, eu calei-me, porque, afinal, não era comunista. Quando eles prenderam os sociais-democratas, eu calei-me, porque, afinal não era social-democrata. Quando eles levaram os sindicalistas, eu não protestei, porque, afinal, não era sindicalista. Quando levaram os judeus, eu não protestei, porque, afinal, eu não era judeu. Quando eles me levaram não havia mais quem protestasse".

Dramaturgo Bertolt Brecht:

""Primeiro levaram os negros, mas não me importei com isso. Eu não era negro. Em seguida levaram alguns operários, mas não me importei com isso porque não era operário. Depois prenderam os miseráveis, não me importei com isso, porque não era miserável. Depois agarraram os desempregados, mas como tenho emprego não me importei. Agora estão me levando. Mas já é tarde. Como não me importei com ninguém, ninguém, ninguém se importa comigo".

Poeta Eduardo Alves da Costa:

"Tu sabes,/ conheces melhor do que eu/ a velha história./ Na primeira noite els se aproximam/ e roubam uma flor/ do nosso jardim./ E não dizemos nada./ Na segunda noite, já não se escondem:/ pisam as flores,/ matam nosso cão,/ e não dizemos nada./ Até que um dia o mais frágil deles/ entra sozinho na nossa casa,/ rouba nossa luz e. conhecendo nosso medo,/ arranca-nos a nossa voz da garganta./ E já não podemos dizer nada".

Acho que devemos refletir sobre essas advertências. Inté.

Dartagnan Ferraz
Enviado por Dartagnan Ferraz em 18/09/2019
Código do texto: T6747740
Classificação de conteúdo: seguro