Getúlio e seus pecados

Qualquer pessoa que pesquisar ou ler sobre a vida de Getúlio Vargas não poderá negar os seus feitos. Ele simplesmente preparou o país para o futuro.Foi quem fez a CLT, os Correios, Conselho Nacional do Petróleo, Companhia Siderúrgica Nacional, Companhia Vale do Rio Doce, Banco do Nordeste... Fez muito pelo Brasil. Era nacionalista, amava de fato o nosso país.

Mas há pecados na sua história que, pessoalmente, meso admirando seus feitos, não consigo perdoar, absolver e me causa não só decepção ,mas repulsa. Não consigo entender como alguém tão preparado e com tanta liderança e idealismo foi capaz de de endossar, permitir e até estabelecer uma política de repressão que perseguia, prendia e torturava presos políticos como aconteceu durante o chamado Estado Novo quando ele foi ditador, inclusive com censura à imprensa. sem legislativa e controle sobre ajustiça. Também não consigo compreender o seu namoro com o nazismo, antes que o povo exigisse nas ruas que o Brasil aderisse aos aiados. Mas o maior pecado de Getúlio, pecado e crime inominável foi mesmo ter autorizado e permitido a entrega da esposa de Prestes, Olga Benário Prestes, grávida, à Gestapo, sabendo que ele seria levada para um campo de concentração na Alemanha e lá seria assassinada. Na minha opinião foi u dos maiores crimes e covardias praticadas por um líder político brasileiro. Mais: a mim causa também repulsa saber que deois do Estado Novo, Prestes chegou a apoiar Getúlio, um absurdo, sempre achei que foi uma traiação à memória de Olga. Fica o registro.Fiz este registro porque reli o livrode Fernando Morais. Inté.

Dartagnan Ferraz
Enviado por Dartagnan Ferraz em 17/09/2019
Código do texto: T6746950
Classificação de conteúdo: seguro