Gilmar Mendes e o ovo da serpente

O ministro Gilmar Mendes, do STF, concedeu entrevista (sábado passado) a Thais Arbex (da FSP) e Tales Faria (UOL),. Nessa entrevista ele sinalizou que em outubro poderá retomar o julgamento da suspeição de Sérgio Moro na condução do processo do "Triplex do Guarujá". Segundo ele, a popularidade de Moro não pode ser um elemento decisivo para o STF tomar suas decisões. Disse: "Se o tribunal considerar esse fator, ele tem que fechar".

Há alguns meses, em diversas ocasiões, o ministro declarou que a Lava Jato pode ter manipulado delações e que a operação é um "Estado Paralelo".

Nessa entrevista Gilmar Mendes voltou a atacar a força-tarefa de Curitiba, em especial o procurador Deltan Dellagnol. Disse: "Deltan não pode monetizar a Lava Jato!" referindo-se ao projeto de Deltan de lucrar com s palestras cm base na operação. Explicou: "O que é monetizar a Lava Jato? Significa ganhar dinheiro com a Lava Jato. Esse crime tem nome: isso se chama corrupção".

Referindo-se ainda sobre o vazamento das conversas entre Lula e Dilma - o grampo feito em março de 2016 e divulgado no Jornal Nacional, afirmou: "Moro fez uma opção (,,,) Moro tentou justificar dizendo que havia interesse público e, portanto, ele faz de maneira consciente. Não faz de maneira escondida. E aduziu: "Como em outro casos. Por exemplo, há ma conversa dele com Deltan em que ele diz: 'Vamos mandar para Brasília porque lá vaza'. Ou seja, consciente de que aquilo vazaria. E isso teve repercussão no exterior, aqueles episódios sobre corrupção da Odebrecht no Peru, Venezuela... Então, certamente, houve vazamentos ou procedimentos para vazamentos".

Continuou citando as conversas reveladas pela Vaza Jato do Intercept: "Houve essa revelação. E parece que os colegas hoje percebem a gravidade, que na verdade só estava gerando o ovo da serpente. Pessoas inexperientes que se deslumbram, sem controle. porque não havia controle sequer dos órgãos correcionais. Eles começaram a delirar, no sentido literal do termo".

Confesso que fiquei impressionado mas não surpreso. Ou se toma uma medida urgente sobre o que disse o ministro ou a justiça estará completamente desmoralizada.Está aberto o debate,rsssss Inté.

Dartagnan Ferraz
Enviado por Dartagnan Ferraz em 16/09/2019
Código do texto: T6746150
Classificação de conteúdo: seguro