PRATO DE PUDIM

Eu estava lá naquela loja que aguça nosso senso de dona dona de casa, por menor que seja ele, como no meu caso.

Tem de um tudo e inimaginável para a casa. E vamos olhando, e pensando o que poderia ser útil para levar naquele momento, o que estamos precisando, e às vezes levamos até o que nem estávamos precisando.

Parei diante de uma prateleira cheia de pratos, copos conchas etc de um material chamado melanina. Santa melanina! Consegue ser bonita sem ser vidro ou porcelana. Só não sei se consegue ser mediano como o vidro ou muito elegante como a porcelana. Mas faz uma boa vista, enche os olhos. Perfeito para a casa de uma Dona que quebra de um tuuudo! Eu nem precisava daquilo, ainda tenho os utensílios comprados ano passado. Afinal, não quebra fácil. Mas estava lá absorta, admirando, pensando se compraria mais ou não, quando ela chegou. De forma agressiva, parecendo até proposital, foi se insinuando à minha frente, empurrando; sem necessidade, a loja não estava cheia. Pegou um prato na mão virou-se e perguntou:

- Moça aqui cabe um "PUNDIM", não cabe?

Eu ainda estupefata pelo modo como ela chegou, olhei quase inquirindo - que comportamento é esse? - respondi:

- Acho que sim; - pensei que poderia me alongar mais na conversa, explicar que aquilo não era o prato específico para o que ela queria.

Mas aí pensei o quão mal educada ela se mostrou e decidi que era melhor não alongar a conversa.

Passam-se segundos, eu tentando me absorver novamente, compro, não compro, e eu ouço vindo do outro lado da prateleira:

- Moça aqui cabe um "PUNDIM", não cabe? (Era quase um PUMMMDIM, a forma como ela pronunciava).

E a resposta veio na mesmíssima pronuncia:

- Depende, se você não fizer um 'PUNDIM' muito grande cabe; O "PUNDIM" não pode ser muito grande, sabe? ...

Boquiaberta, me abstraí novamente... será que estou errada... não, não... errada no lugar talvez... where am I?... e fui saindo... PUDIM... PUMMDIM...

E assim em alguma casa, em algum lugar, em algum domingo, pessoas comerão, talvez muito felizes, um "PUNDIM" pequeno num prato lindo de melanina.