Memória da destinação

José chega questionando o porque das pessoas terem o hábito de repetirem muitas de suas histórias, para uma mesma pessoa. Digo que inclusive ele é de repetir suas histórias. Ele jura que não repete, que se eu ouço mais de uma vez suas histórias é porque estou perto de outra pessoa quando ele esta historiando pela primeira vez. Sei, vai vendo...

Fiquei pensando que eu também repito muitas histórias da minha vida, mas é porque entendo que ao repeti-las reforço meus aprendizados. Será que incomodo alguém repetindo? O bichinho da curiosidade ficou cutucando minha mente e fui pesquisar no “tio Google” que, pra variar não me deixou sem resposta.

O artigo que encontrei começa assim:

“ Se amigo é quem ri das nossas histórias, amigo de verdade é quem ouve nossas histórias várias vezes sem reclamar. Porém, qualquer pessoa que perca o fôlego de alegria ao ouvir uma história pela terceira vez está fingindo.”

Bah, forte isso, dá a entender que vou ter que observar as risadas dos meus amigos, se elas não estão sendo só por educação ou pra “não perder o amigo”. Mas espera ai, eu também passo por isso com meus amigos, então vamos seguir na pesquisa...

Hum quem nunca fez essa perguntinha: 'Você já ouviu essa?' E não adianta dizer que é coisa de idoso, porque as pesquisas mostraram que desde cedo as pessoas apresentam dificuldade de lembrar para quem já contaram determinada história.

Nosso cérebro é fantástico mesmo. Os pesquisadores descobriram que temos vários tipos de memórias e, a que deixa o senhor José incomodado é a “memória de destinação”, mais ou menos assim: eu tenho a memória da fonte da informação (o que aconteceu), mas esqueço a memória de destinação (para quem já contei). Por que será? Eu acho que é porque se confia no par de ouvidos!

As pesquisas continuam, mas uma coisa ficou definida pelos estudiosos do assunto – não é legal repetir nossas histórias para um único par de ouvidos, isso não ajuda no exercício da nossa memória. Então é bom se ligar e evitar de ocupar os ouvidos de um único vivente, não só por ele, mas por nós também, pela saúde da nossa maravilhosa caixa de memórias.

O que faz o estudo. E ainda tem gente que desconsidera as ciências!

https://noticias.bol.uol.com.br/ciencia/2009/12/02/pessoas-repetem-historias-porque-esquecem-para-quem-as-contaram-diz-pesquisa.jhtm

Tânia França
Enviado por Tânia França em 13/09/2019
Código do texto: T6744531
Classificação de conteúdo: seguro