O que o filme Idiocracia não te contou
O que o filme idiocracia não te contou
Eu não vi o filme, mas a sinopse é tão simplória, que é fácil saber o que acontece só de lê-la. Tá. A população humana está emburrecendo. Casais mais inteligentes adiam ter filhos para investir em suas carreiras profissionais. Enquanto isso, o ambiente moderno propiciou que os menos inteligentes procriassem igual coelhos. O tempo passa. Muitos anos à frente. E os EUA se transforma em uma idiocracia, numa nação onde todo mundo ''é burro'' e portanto que só pode ser governada por ''burros''. Será que é assim mesmo??
Primeiro, quem disse que já não vivemos em idiocracias??? Vivemos em sociedades com desigualdades sociais imensas e totalmente resolvíveis; classes políticas extremamente corruptas [com alguma exceção para os países com maior IDH]; meio ambiente continuando a ser destruído; crenças sobre o impossível extremamente populares; elites de governantes compostas por banqueiros, empresários, tudo gente de bem, que só pensa naquilo $$$; convívio social marcado por falta de respeito pelo outro ''como se'' não tivéssemos saído da quinta série... O corrupto, ganancioso e esperto, nos desgoverna. Quem disse que falta de caráter não é sinal de idiotia??? É sim.
E mais. Essa gente, do tipo ''de bem'', não é composta apenas por idiotas facilmente identificáveis, pois podem escrever corretamente, ter bom gosto na música, saber matemática avançada e alguns até serem gênios, se a genialidade não requer virtuosismo em filosofia.
Um pouco mais de Idiocracia. O rapaz ''mediano'' ou identificado como tal, o protagonista do filme, acorda [vejam o filme, não vou ficar contando tudo] 500 anos no futuro. Como o ser humano mais inteligente deste futuro distópico, acaba alçado ao posto de governante dos EUA, passando a aplicar o bom senso em suas medidas de governo, possivelmente colocando o país nos eixos.
Novamente. Vivemos em idiocracias categóricas: capitalismo, consumismo, multiplicação de ideologias tolas, velhas mitologias, preconceitos e fanatismos, predominam na atmosfera tóxica que respiramos. Última observação. É interessante pensar que um tipo definido como ''mediano'' possa ter sido capaz de endireitar aquela sociedade. Mediano, porém racional??