Poema Arretado
Não, não vou focar em política, mesmo tendo consciência que é necessário, afinal, sejamos francos, só os analfabetos políticos descartam a política verdadeira, a que não se confunde com politicagem ou politicalha. A política é fundamental à democracia.
Mas acho que há outras formas de desertar as pessoas, talvez ainda mais eficazes porque tocam os sentimentos, emocionam e nos tornam mais humanos e, portanto, susceptíveis à solidariedade para com os mais necessitados.
É o caso da poesia. Ontem uma amiga deixou na portaria do prédio onde moro um envelope com um poema de Tagore. Quando li marejei os olhos emocionado. Senti o quanto a poesia nos faz mais gente. Transcrevo o poema:
"Aqui é o estrado para teus pés,/ Que repousam aqui onde vivem vivem s mais pobres/ mais humildes e perdidos/ Quando tento inclinar-me diante de ti,/ a minha reverência não consegue alcançar / A profundidade onde teus pés repousam/ Entre os mais pobres, mais humildes e perdidos./ O orgulho nunca pode aproximar-se desse lugar/ Onde caminhas com a roupa do miserável/ Entre os mais pobres, humildes e perdidos/ O meu coração jamais encontra o caminho/ Onde fazes companhia ao que não tem companheiro/Entre os mais pobres, mas humildes e perdidos".
A poesia ilumina. Inté.