Novo Shopping* (26/04/2019)

Foi anunciada, para esta sexta-feira, dia 26, a tão esperada abertura do novo Shopping Center de Patos, empreendimento pomposo que, imediatamente, associamos à desenvolvimento e geração de emprego e renda.

De fato.

Mas, temos que entender que tudo tem seu preço.

Esse mesmo Shopping Center, como todos os outros, é um templo comercial de iniciativa privada, financiado por ricos empresários e que visa, impreterivelmente, o lucro.

Eles não se instalam num determinado lugar para ter prejuízos.

Antecipadamente, houve uma pesquisa de mercado para investigar a concorrência, o potencial econômico da região, a densidade demográfica, a malha viária, os gostos peculiares... e tudo isso é canalizado para o negócio. Ali, existe uma indústria disfarçada, onde tudo foi, minuciosamente, preparado para fazer você gastar. Cada detalhe é, propositadamente, escolhido para compor o apoteótico ambiente; nada é aleatório.

Devemos ter cuidado com o consumismo exagerado, que pode nos levar ao endividamento e comprometimento do nosso planejamento futuro.

Ao deixar de pensar no que realmente é necessário, ficamos mais vulneráveis aos cartazes promocionais, estrategicamente afixados pelo marketing, para que você pare, olhe e compre.

Não é que eu seja contra o progresso, só não acho que ele deva ser tão avassalador ao ponto de explorar as minorias, mesmo tendo a consciência de que crescimento sugere dor.

Pensemos nisso...

Misael Nobrega
Enviado por Misael Nobrega em 11/09/2019
Código do texto: T6742225
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2019. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.