“MATERIALISMO” *... 21h00min.

Na seqüência, em que O Livro dos Espíritos, faz algumas colocações sobre a alma, há pergunta 147 e 148 abordam o materialismo, no século XIX em que Allan Kardec viveu havia o conceito dos céticos, isto é, somente acreditavam naquilo que “viam”, a “matéria” e nada, além disto...

Hoje a física quântica, revolucionou o conceito de “matéria”, por exemplo: uma mesa, uma cadeira, aos nossos olhos parece estar “estática”, o que não passa de ser uma ilusão dos nossos olhos, pois para que ela tenha esta “aparência” de “estabilidade”, é necessário, que os seus átomos estejam “girando” ininterruptamente para nos dar esta impressão de inércia...

Mesmo assim há os que afirmam ser “materialista”, o que não deixa de ser um ledo engano, visto que a “matéria” se interage em dimensões “sutis”, visto que na “chamada dimensão espiritual”, em muitos aspectos se assemelha com a nossa dimensão mais “densa”...

É interessante o que Allan Kardec perguntou a Entidade Espiritual presente: Não é de se lamentar que o materialismo seja uma conseqüência de estudos que deveriam, ao contrário, mostrar ao homem a superioridade da inteligência que governa o mundo? É necessário concluir que eles são perigosos?

- Não é verdade que o materialismo seja a conseqüência destes estudos; o homem é quem tira deles uma falsa conseqüência, porque ele pode abusar de tudo, mesmo da melhores coisas. O nada, alias, os amedronta, mais que o demonstram, e os espíritos fortes, são, freqüentemente, mais fanfarrões que corajosos. No mais das vezes, são materialistas por não terem nada com que encher o seu vazio do abismo que se abre diante deles. Mostre-lhes uma âncora de salvação e a ela se agarrarão apressadamente.

Na seqüência há um adendo de Kardec, de uma folha e meio, que deixamos para a curiosidade de nossos prezados leitores (as), mas para isto preciso ter em mãos este precioso livro, (O Livro dos Espíritos) que completou em 18 de abril p.p. 162 anos de sua primeira edição. 21h48min.

Mas não nos custa digitar o final deste adendo de Kardec: “Há nisto algo de anti-religioso? Bem ao contrário, uma vez que os incrédulos aí encontraram a fé e os indecisos uma renovação de fervor e de confiança. O Espiritismo é, pois, o mais poderoso auxiliar da religião. Uma vez que é assim, pois, é porque Deus permite, e ele, o permite para reanimar as nossas esperanças vacilantes e nos reconduzir ao caminho do bem, pela perspectiva do futuro.”

Curitiba, 10 de setembro de 2019 – Reflexões do Cotidiano – Saul

*Materialismo, sm Sistema dos qual negam a existência da alma, entendendo que tudo é matéria e não há substância imaterial; em oposição ao espiritualismo: histórico: concepção materialista ou econômica de história, segundo a qual onde o modo de produção da vida material condiciona o processo da vida social, politica e intelectual em geral. (O mesmo que marxismo.)

http://www.mensagensespiritas.xyz walmor.zimerman@bol.com.br

https://www.recantodasletras.com.br/autores/walmorzimerman

Walmor Zimerman
Enviado por Walmor Zimerman em 10/09/2019
Reeditado em 11/09/2019
Código do texto: T6742143
Classificação de conteúdo: seguro