SOBRE DEUS. PARA UMA CRÔNICA/CONTO DE DARTAGNAN.

Uma crônica/conto bem posta,que deve ser lida,"Dostoiévski e a Força Superior (Deus)", que creio interessar a todos, e minha consideração/comentário como abaixo transcrito:

Dartagnan, o "SE DEUS não existe e a alma é mortal, tudo é permitido", se enlaça com "Se a vida fosse só isto seria uma piada", de Einstein. Dois gênios. O "tudo é permitido" aflora de uma conturbação visível, que supera o contrato social um tanto hipócrita, mas que não desfigura Deus e seu Filho Jesus. Continuam no centro da discussão do que é bom para o homem ou não em valores dados a uma posteridade cujo começo da vida se desconhece e muito mais seu fim. Tudo meras conjecturas. O imperativo social, perdido em questões e ideias, de todas as conceituações e experiências passadas e atuais, continua perdido na realização humana plena. Por quê? Por da escuridão em que vivemos continuarmos a busca de Deus, ainda que negado por alguns,nossa essência, e principalmente sua Lei Moral. Ausente Deus, ausenta-se a forma absoluta do juízo moral, prevaleceria o instinto como nos animais. Karamazov descreve o impasse ético dominante. Tudo que se elabora se desconstrói. Tudo beira rapidamente a desconstrução, está aí o império da lei a ratificar esta máxima. O contato com Deus e seus axiomas por seu Filho trazidos, ainda são a única forma de caminharmos com alguma paz, e esperar que ela seja absoluta na última morada. A sociedade humana respira outras verdades, longe de rotina exaustiva que não prospera em atingir um crescimento maior, que traga mais calma da corrida para um nada que não chega a lugar nenhum de comunhão em fraternidade, que concilia antes de dividir, provê antes de subtrair, aproxime antes de afastar.Essa nova sensação que move crenças legítimas, professando luz e serenidade, se fortalece na subida para algo bem melhor. Há algo a espreitar uma mudança. Ela está acontecendo, não se sabe a intensidade dessa força, seu surgimento e a revelação definitiva. Nada acontece tão abruptamente sem razão. O mundo espiritual está em franco movimento, convocando alguns como intérpretes de sua presença. Quem negar o mundo espiritual milita na insciência. Abraço.

Celso Panza
Enviado por Celso Panza em 09/09/2019
Reeditado em 09/09/2019
Código do texto: T6740984
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2019. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.