HÁ 204 ANOS NASCIA O MISSIONÁRIO *... 8h57min.

À noite assistimos ao filme (canal 27 ligado a rede católica) completo sobre este personagem, já o tínhamos visto não totalmente em outra ocasião. Sim! Os bons filmes podem se constituir como a “um canal de desperta mento”, enaltecendo as Leis da Espiritualidade...

Infância extremamente paupérrima, pois o seu pai falecera quando tinha apenas dois anos, tinha um irmão mais velho do primeiro casamento de seu pai, sua mãe, com muita coragem e trabalho ia suprindo as necessidades básicas da família pela ausência prematura do pai...

Na pequena vila que moravam, havia a presença de um sacerdote íntegro, cumpridor de seus deveres, que fazia até o papel de “pai” para eles. Os exemplos deste pároco, muito veio a influenciar em sua vida, o padre já em avançada idade, vem a falecer, mas antes de partir, ainda conversa um pouco com ele...

Quando tinha 16 anos, conta a mãe que estava decidido a seguir a carreira sacerdotal, a mãe de imediato aprova, porém, os recursos como o conseguira?...

Dez anos depois, de muito sacrifício, então com 26 anos, se torna sacerdote, quando rezou em Turim a sua primeira missa, e para sua felicidade estavam presentes sua mãe, irmão e sua cunhada...

O século XIX, Turim, vivia os primeiros efeitos da “revolução industrial”, e, lamentavelmente, ele evidencia que há uma exploração de mão de obra de adolescentes, que pasmem! Recebendo de seus patrões migalhas chegavam a trabalhar mais de 16 horas diárias, alma sensível, se condoia, e achava que a Igreja não deveria ficar omissa a isto, luta tenazmente para que estes adolescentes trabalhassem tão somente oito horas diárias, e que nas horas restantes pudesse ter, um melhor preparo na parte intelectual e moral, mas não foi fácil convencer os seu patrões...

Além disto, muitos adolescentes “infratores” eram presos com tratamentos desumanos, com o aval das autoridades, pois se eram oriundos de lares desestruturados, não poderiam ter uma segunda chance...

Daí para frente sua vida mudou, empregaria todas as suas forças, para dar proteção e amparo a estes jovens, para que tivessem a oportunidade de serem homens de bem, depois de muito esforço, persistência nestes ideais que acalentava dentro de sua alma, fundou a primeira Casa Lar, que mais tarde se tornaria a instituição conhecida em muitos países, “Pai e Mestre da Juventude; Fundador da Congregação Salesiana”.

Alma lúcida, coerente, persistente, pelos seus ideais de dar amparo à juventude, que mereceriam ter uma segunda chance, para sua alegria sua mãe vem para ajudá-lo na sua Instituição, houve momentos difíceis, numa daquelas carências extremas da Instituição, chegou a vender o seu anel de casamento...

Para que os seus ideais pudessem ser mantidos, tinha “audiências” com Prefeito da Cidade, com o próprio Rei da Itália e finalmente com o próprio Papa, que acabou aderindo aos seus ideais e lhe dando apoio, para que finalmente sua Instituição fosse aprovada. Muito mais poderíamos escrever sobre este personagem, mas não queremos “cansar” nossos prezados leitores (as). 9h41min. Curitiba, 09 de setembro de 2019 – Reflexões do Cotidiano – Saul

*Dom Bosco, João Melchior Bosco, nascimento: Becchi, Itália, 16 de agosto de 1815 Faleceu em Turim, Itália, em 31 de janeiro de 1888 (72 anos)

Mãe: Margrita Occhiena Pai: Francisco Bosco.

Nomes e data compilados da Wikipédia.

http://www.mensagensespiritas.xyz walmor.zimerman@bol.com.br

https://www.recantodasletras.com.br/autores/walmorzimerman

Walmor Zimerman
Enviado por Walmor Zimerman em 09/09/2019
Código do texto: T6740866
Classificação de conteúdo: seguro