TROPEIRO CORREIO II GUERRA MUNDIAL PI

sábado, 7 de setembro de 2019

TROPEIRO CORREIO II GUERRA MUNDIAL PI.

O ciclo da borracha maniçoba no Piauí sudeste foi intenso e de certa forma gerou riqueza para uns poucos. Digo pouco, porque sempre teve os atravessadores que levam vantagem. Tropas e comerciantes cruzavam de Caracol a Petrolina, Canto do Buriti São João do Piaui todos destino a Petrolina/Juazeiro. Levavam cartas de pais para filhos que estudavam em Recife e Salvador. Compravam “algumas coisas que só havia na cidade como perfume, remédios, tecidos as “fazendas” como era chamado o tecido pano”. Em uma dessas viagens incansáveis certa vez um rapaz que trabalhava em juazeiro manda uma carta para mãe em Remanso Bahia.

Na carta o rapaz falava da saudade da mãe o pai já havia morrido. Perguntava do burro, da espingarda, da sanfona e de uma namorada, se ela estava mesmo o esperando para casar quando ele voltasse, sabe se lá quando, porque como empregado em armazéns tudo dependia do patrão.

Nas paradas quando se juntavam mais de uma tropa era uma fresta. Sempre tinha sanfoneiro, violeiro e cantadores entre os tropeiros. Rolava cachaça e homem dançando com homem uma loucura. Mas ninguém era gay, muitos deles se viravam com burras e jumentas da tropa, coisa normal no sertão de antigamente.

Era tempo da segunda guerra mundial 1945 e quando chegava à vila de origem o povo fazia festa quando os tropeiros chegavam e queriam saber quem estava ganhando a guerra se os aliados ou os alemães. Foi emocionante uma carta de um soldado que fora a guerra lutar ao lado dos aliados e mandou uma carta para mulher colada com sangue. Quem escreveu falou que ele estava gravemente ferido e na próxima carta a mulher teria noticia. O soldado já tinha morrido. Assim era à vida do tropeiro um correio ambulante de noticia boa e ruim.

Foi comoção geral quando os EUA jogaram em (6 e 9) de agosto bombas no Japão. O Piauí e todo nordeste chorou. Assim contei parte da vida tropeira no Piauí outras partes do nordeste

ADÃO NHOZINHO.

ADÃO NHOZINHO
Enviado por ADÃO NHOZINHO em 08/09/2019
Código do texto: T6740337
Classificação de conteúdo: seguro