POR UMA GOTA DO SEU OLHAR

Eu os conheci há vinte anos quando sua energia ainda tinha vigor.

Na atualidade, o tempo já começava a lhes cobrar o de sempre, a lhes mostrar algumas cruéis peripécias, zombeteiras e cansativas de se tolerar sobre a frágil matéria.

Contaram-me certa vez que haviam se conhecido logo ali, nos idos dos anos quarenta, num tradicional bairro italiano de São Paulo, ambos de famílias imigrantes, onde pelas manhãs dos domingos ela passava pela calçada dele para as missas em família.

Ambos contavam com dezessete anos de idade.

Ele, de pronto, se encantou com ela.

Jogava-lhe um olhar carinhoso, cuidadosamente gotejante e correspondido, próprio dos cortejos da época e tão logo conversou com o pai da moça começaram a namorar.

O tempo parecia brincar com o destino deles posto que descobriram que nasceram na mesma hora, de iguais mês, dia e ano.

Parecia tudo agendado.

A vida seguiu na dura luta da época, tiveram quatro filhos e a infelicidade de perder um deles.

Os netos e bisnetos se multiplicaram em alegrias.

Recentemente, ele já vinha com muita dificuldade na caminhada e nos gerais movimentos, acometido de grave deformidade óssea vertebral que lhe semicurvou a coluna , todavia, jamais se esqueceu de gotejar o colírio para o glaucoma da sua esposa, já deficiente visual, também acometida por avançada degeneração macular; atenção que lhe dispensava diariamente a despeito de toda dificuldade do mundo e sempre lembrado pelas exatas horas receitadas pelo seu elegante relógio de bolso, presente de seu pai.

Há pouco tempo, aos noventa anos e alguns dias, já muito cansado da lida, ele se foi sem despedida, como deve ser o infinito das dádivas da vida, certo de que o destino também lhe fará as mesmas peripécias de reencontros inesperados depois das ausências sem horas marcadas nos relógios do tempo.

E ela , em silêncio absoluto e contemplativo, ali me sussurrou que nos seus próximos sonhos de olhos fechados sempre voltará a enxergar toda a vida com a mesma acuidade de menina, quando na calçada de sempre ela dele recebia as primeiras e eternas gotas daquele seu mágico, abrangente e inesquecível olhar.