Médicos que prescreviam livros* (05/09/2019)

Médicos que prescreviam livros* (05/09/2019)

Achei estranho o cartaz: - “Dores da alma? Atendo na livraria da esquina”. Como fazia aquele médico para cuidar de doentes num ambiente tão incomum? A curiosidade fez-me aprovar o anúncio. Vivia um conflito existencial e uma faxina se fazia urgente.

Logo, pude perceber o estilo da consulta: os pacientes é que decidiam sobre os remédios, dispostos naquelas prateleiras de bulas literárias. Para cada enfermidade, uma indicação correspondente. E eram vários os orientadores do projeto inusitado: Nietzsche, Sêneca, Schopenhauer, Hegel, enfim... Corri para eles: “Tome, Dr., esta tesoura, e corte/ Minha singularíssima pessoa/ Que Importa a mim que a bicharada roa/ Todo o meu coração depois da morte?!” E foi Augusto quem me recebeu. A dosagem, administrada na hora, teve um efeito rápido e potencializador. “A água da fonte é inesgotável”. Não havia uma doença fisiológica aparente; apenas falta de consciência. O inimigo era eu mesmo, portanto. Como não atentar para os sintomas?. fantástico! Não iria precisar mais de ansiolíticos para poder me equilibrar na corda-bamba de minha própria existência. Aqueles médicos prescreviam livros!

Passei, então, a tomar viciantes doses de Sócrates, ou seja: a buscar a verdade no meu próprio ser de sujeito. Por meio de uma leitura mais contemporânea, inspirada em sua filosofia, vi que a preocupação com a aparência e o consumo, estava me deixando alheio às coisas. “É preciso conhecer a si mesmo para não perder-se”.

Naturalmente, consultava-me, aos sábados, sem ordem de chegada. Olhava os títulos até que um deles me chamasse. Bastava uma só palavra para que a porta se abrisse. Assim, por entre as brechas de uma estante e outra – novas pessoas saiam de dentro das velhas carcaças e se transmudavam para a eternidade das letras, enfim, curadas.

Segui o tratamento, ritualisticamente, por longos e deliciosos anos. Sempre os mesmos hábitos: chá com biscoitos, pós, ácaros e traças... - Seguro da minha relação com os outros e com o mundo, sem nunca mais precisar ser outra pessoa.

Misael Nobrega
Enviado por Misael Nobrega em 06/09/2019
Reeditado em 24/09/2019
Código do texto: T6738435
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2019. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.