Burrice Ostentação


 
 
Imagine, que daqui a 300 anos,  historiadores tentem descrever a sociedade atual (2019), pois tudo se perdeu, restaram apenas fragmentos  de postagens das redes sociais e dois da mídia impressa: um de direita e o outro de esquerda.

Provavelmente, o conceito de inteligência e civilização terá que ser refeito, a descrição da sociedade não será fidedigna, pois polarizada em duas falsas realidades.


 
Vivemos numa época que tudo que era sólido se perdeu no ar. Nada mais é o que parece ser, todos os pilares de sustentação social diluíram-se. Em seu lugar, formaram-se bolhas hermeticamente fechadas ao diálogo e ao conhecimento construído através da argumentação. Cada bolha se fundamenta em suas verdades absolutas.
 
Por mais óbvio que seja o argumento, não adianta, uma vez que os discursos são voltados cada um para sua própria bolha e, para essas, basta pensar igual. Vivemos o que chamo de "coletivização da ignorância". Consenso, bom-senso e razoabilidade, soam como palavrões .
 
 
Uma sociedade sem diálogo entre os desiguais está fadada ao fracasso democrático e econômico. Frases de efeito não são argumentos, servem para impactar, "lacrar" em cima do pensamento contrário, sem dizer nada. São criadas para determinados contextos como pílulas diárias de efeito placebo. São simples para não desafiar o raciocínio lógico ou questionamentos dissonantes.

O fundamentalismo religioso tem levado a humanidade às trevas do conhecimento. Contudo, não menos pernicioso se mostra aceitar a transformação da babaquice em conhecimento, sob aplausos. Acredito, pelo nível dos absurdos que são postados, diuturnamente, que se alguém afirmar que os bebês são trazidos pela cegonha, será aplaudido como o gênio da humanidade. Literalmente, o lendário conto sobre o "rei está nu",  tornou-se real.


 
O risco que corremos é chegar-se  a uma assimilação tão grande das burrices que se vê no dia a dia, que ninguém mais ouse questioná-las, tornando-as expressões de inteligência e aceitação, pois  conhecimento, pesquisa e jornalismo sério servem para que mesmo?  O  que dá aplausos é a burrice ostentação.