CENTO E NOVENTA E SETE ANOS ATRÁS... 9h34min (Com algumas conjecturas).

O país continente completou este ano 519 anos de seu descobrimento, feito a quem devemos aos intrépidos navegadores portugueses, depois disto muita história “rolou”, razão pela qual o povo brasileiro está intimamente ligado com os portugueses, que durante muitos anos lutaram pela unidade de nosso país, visto que houve várias tentativas de holandeses e franceses, queriam aqui se “instalar” para usufruir de suas incomensuráveis riquezas...

O tempo passa célere, mas de trezentos anos depois de seu descobrimento, um fato novo ocorre para mudar para melhor o destino do Brasil, inesperadamente a família imperial vem para cá, com uma comitiva de mais de 15 mil pessoas, (1808) o que foi realmente benéfico para nós, grandes melhorias foram ocorrendo, a criação do Banco do Brasil e a abertura de nossos portos ao livre comércio...

Agora não mais “colônia”, mas, um desmembramento do Reino de Portugal, anos depois com pesar Dom João VI volta a Portugal com parte de sua comitiva, porém, para alegria dos brasileiros, deixou aqui seu filho, Dom Pedro I, na condição de Imperador do Brasil...

Podemos afirmar, sem sombra de dúvida que foi a seqüência e a continuação de novas conquistas, a consolidação da integridade de seu território, quis o destino que o filho “fugisse” da “tutela” de seu pai, influenciado pela sua esposa Imperatriz Leopoldina, e outros brasileiros de méritos, que o Imperador do Brasil, decretasse a independência de seu novo reino de Portugal...

Como poderia seu pai, ir contra o seu filho? Com este acontecimento o nosso país, teria que ser dono de seu próprio destino... Foram quase 70 anos de monarquia, em que o seu filho Dom Pedro II, governou a nação brasileira por quase 50 anos, em que há afirmações que era uma das monarquias mais parlamentaristas de todo o mundo...

Foi quando em 15 de novembro de 1889, num golpe militar é extinta a monarquia, a família imperial é “condenada” ao exílio, com mais um agravante: jamais poderia retornar a sua terra natal berço de suas vidas...

A república completará este ano 130 anos de avanços e “retrocessos”, pois sempre é acompanhado de “crises”, o país deu uma “guinada”, após mais de 15 anos, de uma corrupção “assustadora”, acompanhado de uma monumental devida pública, cujo pagamento dos juros da “rolagem” desta divida pública, fazem falta a Saúde, Educação e outros importantes seguimentos. Este atual governo terá o privilégio, de em 2022, estar presente nos 200 anos de nossa independia e com certeza em melhores condições econômicas e políticas... É o que almejamos no âmago de nossa alma, pois agora somente existe um caminho: vencer e vencer! 9h19min. Curitiba, 4 de setembro de 2019 – Reflexões do Cotidiano – Saul

http://www.mensagensespiritas.xyz walmor.zimerman@bol.com.br

https://www.recantodasletras.com.br/autores/walmorzimerman

Walmor Zimerman
Enviado por Walmor Zimerman em 04/09/2019
Reeditado em 05/09/2019
Código do texto: T6737226
Classificação de conteúdo: seguro