Paradoxo da « deficiência »

Somos TODOS deficientes. A deficiencia é a diminuiçao da capacidade de realizar naturalmente uma acção. Há deficientes físicos como a Marilde Misericórdia Kassikatu (um doce de mulher aquela moça) ou o #Kotingo, há deficientes visuais como o Sayovo (para muitos, um herói)…alguns até são preconceituosos contra os albinos como a Deolinda Sangoma (minha rica lâmpada essa moça). Há deficiencia de vária ordem. Mas veja, e repare mesmo com bastante atenção: ha pintores sem mãos, músicos surdos, guitarristas cegos. Qualidades de vária ordem nos supostos deficientes. E quanto a ti? #Preconceituoso "#completo"?

Agora repara, o mais grave é a DEFICIÊNCIA INTELECTUAL, RELIGIOSA, MORAL, CÍVICA E ÉTICA. Quem sofre disto é preconceituoso, imoral, imaturo, é pobre em contemplar a diversidade e o sentido do mundo e do viver. TODOS temos necessidades especiais. Somos todos um plano e uma obra do criador. É a DIFERENÇA que nos torna mais semelhantes. O tom da pele nao é mais importante que o tom de nossas vozes em uníssono proclamando a festa da DIFERENÇA HUMANA.

Diz basta ao preconceito e a discriminação de vária ordem e vem colocar pedras no alicerce da construção de um mundo com mais inclusão, igualmente de vária ordem. Diferentes somos mais iguais.

Luzingo MALEMBE
Enviado por Luzingo MALEMBE em 02/09/2019
Reeditado em 24/12/2023
Código do texto: T6735552
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2019. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.