Sem amar não se vive

Sem amar o ser humano é incapaz até de chupar um pirulito com prazer. Quem não ama não vive, vegeta. Pode até aparentar ser vitorioso, deter poder, possuir fortuna. Mas no fundo, no fundo mesmo é só um infeliz. Nunca se satisfaz, só pensa em poder e dinheiro, esquece de viver.

Tudo bem, eu sei que ha amores que se desfazem. Mas enquanto existem vivem, nutrem prazer, se satisfazem. É aquilo que disse Vinicius, o amor pode nao ser imortal posto que é chama, mas enquanto dura é infinito. Foi mais ou menos isso que afirmou num poema (soneto). Mas não tentar, não procurar amar, não sofrer por amor, não sentir prazer em amar, ah isso é um despautério, um absurdo, uma calamidade... Amar é obrigatório, é tão importante como o ar que respiramos; Amar é uma obrigação do ser humano. Amar é arretado demais.

Compreendo, é difícil viver o grande amor. Mas anão é impossível. Só é impossível quando não se tenta, uma, duas, três, ene vezes. Amar pressupõe esforço, sacrifício e desprendimento. Não se compra amor numa loja e nem num shopping, nem se adquire amor pela internet. Amor é coisa de pele, olho no olho, tesão de verdade, em todos os sentidos. Inclusive com o adendo do respeito e da partilha.

Amar é algo que requer doação e humildade. Adoro uma frase de Francisco Julião na carta que escreveu para a filha que iria nascer e virou o livro "Até Quarta, Isabela". Ele definiu o amor de verdade: "Amor é oferta permanente e renúncia de todos os dias. É mais do que isso porque é dádiva e humildade".

Viva o amor. Amém. Inté.

Dartagnan Ferraz
Enviado por Dartagnan Ferraz em 02/09/2019
Código do texto: T6735239
Classificação de conteúdo: seguro