As rotinas

Hoje, primeiro de setembro, é domingo! Dia de descansar, será mesmo? Para muitos, a rotina frenética continua. Estava na fila da padaria, aguardando minha vez, de repente, começo a pensar nas atribuições do padeiro que encara essa tal de rotina de frente, todos os dias. Imaginem como deve ser a jornada desse profissional que prepara o pão nosso quentinho de todos os dias.

Acredito que deve ser muito mais do que imaginamos, além de ter a preocupação com o preparo, ainda tem que se preocupar com aqueles que nunca estão satisfeitos com nada e vivem reclamando de tudo. No entanto, as pessoas são muito divididas e as vendas dependem disso. Uns gostam de pão bem clarinho, bem moreninho. É assim mesmo que as pessoas falam rotineiramente, tem gente que nem liga para isso. O importante é comer aquele pão quentinho.

De repente, todos que ali estão na fila, avistam uma pessoa correndo freneticamente pela rua em direção à padaria. De modo a alcançar mais uma fornada. Ao chegar, uma senhora logo se posicionou no último lugar visando conseguir comprar o pão nosso de cada dia ainda quentinho. Em decorrência disso, mais uma vez penso, todos os dias essa ida e vinda vai se repetir, sabe por quê? É por uma questão vital à sobrevivência e também por tradição, traços culturais fortes da padaria portuguesa. Nem tudo é herança ruim. Sem ressentimentos, não é nada pessoal, somente relatos históricos.

Ao longo da rua, além da tradicional padaria, existem outros comércios tão importantes quanto a supracitada. Quase sempre é inevitável não passar no mercadinho para comprar algo que está faltando na despensa de casa. Obviamente, já pensando no almoço que logo se aproxima.

Afinal, viver a vida também é tudo isso. Contudo, agradeço diariamente por ter a oportunidade de vivenciar essas rotinas. A sensação que tenho é que estou vivo, experimentando coisas essenciais para uma evolução espiritual. Sim, evolução do espírito ou da alma, de fato a matéria fica. Que bom! Está chegando minha vez, e o pão continua quentinho. Voltarei correndo a casa, ela está aguardando. Por favor, 5 no capricho. Obrigado!