ESTE VIVEU ALÉM DE SEU TEMPO*... 7hh56min.

Os fatos que iremos narrar de modo bem sucinto são verídicos. Existem pessoas que trazem dentro de si, ideais, que apesar das dificuldades não esmorecem, pois acreditam na possibilidade de sua realização...

Em nossa imaginação, estamos nos primeiros anos da década de 60, quando este homem * quis concretizar o seu sonho, construir a primeira fábrica de automóveis 100% nacional, - Indústria Brasileira de Automóveis Presidente * - exceto o motor, que viria importado de uma empresa da Itália, Proconsauton – mais de dois anos se passaram de árdua trabalho, que começou com a compra de um terreno em São Bernardo do Campo e a construção para abrigar o corajoso empreendimento...

De início foram contratados 120 empregados,* dentre eles vários engenheiros projetistas, metalúrgicos, o carro teria a opção de 2 e 4 portas, carroceria de fibra de vidro, bancos revestidos de corvim, - o de couro ainda não era usado – painel revestidos de madeira, relógios de destaque, bem como câmbio e volante...

Após mais de dois anos de estafante trabalho finalmente os primeiros 5 Democratas, estavam prontos – este foi o nome escolhida - e daí para frente poder-se-ia finalmente aumentar a linha de produção para atender a demanda...

Com o novo carro se tornando uma realidade, a venda das ações da empresa, teve um enorme aumento, pois através dela se poderia mais facilmente se adquirir o carro...

Mas, inesperadamente algo acontece a indústria sofre “intervenção” do Banco Central, baseados em “desconfianças” fiscais de importação, - no caso o motor – o vil ato recebeu o aval do governo militar da época, “ o projeto foi duramente atacado pela revista “Quatro Rodas”, e contou com um forte lobby de montadoras instaladas no país, no governo militar, acabou sepultando a IBAP”...

A empresa teve seus bens seqüestrados, a produção interrompida, as ações “despencaram”, em 1968 decretada sua falência, para alegria de muitos, que não viam com bons olhos uma indústria nacional fazer concorrência com as estrangeiras...

Vinte anos depois da “intervenção”, - 1985 – a real verdade veio à tona, pois não havia qualquer tipo de irregularidade na empresa, mas já era tarde demais, as instalações da IBAP, já haviam “deteriorado”, vândalos a saquearam, fazendo os ideais deste homem virarem cinzas...

Isto comprova que os “regimes de exceção”, nem sempre há atitudes coerentes, como neste caso e em outros, que talvez vamos mencionar em próxima oportunidade. 8h47min.

Curitiba, 31 de agosto de 2019 – Reflexões do Cotidiano – Saul

http://www.mensagensespiritas.xyz walmor.zimerman@bol.com.br

https://www.recantodasletras.comp.br/autores/walmorzimerman

*Nelson Fernandes

*O nome da empresa foi uma homenagem a JK

*Estes teriam benefícios, como título de propriedade da IBAP, participando da diretoria, desconto na compra do carro e preferência para se tornar um revendedor.” Não deixa de ser impressionante os ideais avançadas deste empresário... Um bom final de semana, aos nossos prezados leitores (as) e um abraço amigo.

Alguns nomes e números foram compilados da Wikipédia.

Walmor Zimerman
Enviado por Walmor Zimerman em 31/08/2019
Código do texto: T6733606
Classificação de conteúdo: seguro