Back from The Dead
Em "Cama de Gato", livro cultuado de Kurt Vonnegut, um cientista importantíssimo declara que as pessoas deveriam voltar ao Jardim da Infância para aprender tudo de novo. Pelo tom de humor negro que permeia o livro, essa tirada é uma lição oculta sob a forma da crítica social. Voltar ao Jardim da Infância, Nobre Doutor? Isso é demasiado exigente. Consome o nosso cérebro, homem. Acabaria com a gente só de pensar. Adultos reaprendendo o que antecede o processo de alfabetização. Um Senhor Recomeço -- duro, tenso e inconcebível. Para um público deveras paciente.
Bem, pela intro, já dá pra ter uma ideia do que eu vou falar, não? Sobre a arte de recomeçar. Como Principiantes Absolutos. Deveras.
Todo recomeço é difícil, Senhoras e Senhores. (Para mim, parece mais difícil que começar do zero.) Começar de novo -- dura tarefa para quem crê que NÃO é capaz de lidar com as dificuldades do caminho (quem vê apenas percalços no lugar do percurso).
Hoje tive uma experiência confortante e válida. Um Luthier graduado em Música me deu informações caras sobre guitarra, distorções e assuntos relacionados. Grande Profissional ele. Cativa as pessoas. Toca o instrumento muito bem. Amo contatos ao vivo e em cores com Seres Humanos assim. O aprendizado é garantido. Só fiquei meio deprimido porque, após um hiato de quase duas décadas sem pegar numa guitarra, senti que mal consigo segurar uma. Estou tentando voltar dos mortos. Isso porque isolei meus fantasmas, sabe? Os deixei em outro plano. É. Mas volto verem mais velho e com menos ânimo e mais expectativas -- dose dupla de dificuldade. Ainda mais para um aprendiz de aprendiz como eu -- alguém que aprende com passos mais lentos que os de lesmas. EU mesmo!
O Napalm Death (circa 1988), Old Funeral, Mayhem Antigo -- além do Sunn O))), ultimamente -- tem me incentivado a voltar a aprender guitarra. Essas bandas muito me cativam até hoje. O som de época é uma obsessão para mim. Distorção bem suja, "podrona", "doentia" -- à la Mayhem do "Deathcrush" e Old Funeral é um tipo de saturação sonora que eu sonho em alcançar.
Um recomeço -- com 42 anos, quando eu parei com 25 -- é Missão para Guerreiros. Um Recomeço Eterno. Quando você se dá conta de que deveria renascer, começar do Zero Absoluto, sem jamais ter aprendido nada, visto nada do que imagina, é tomado por uma forte sensação de derrota. A preguiça te venceu, entende? Todo recomeço é difícil. Tarefa para quem pretende voltar do mundo dos Mortos.
E saibam que eu luto contra minhas dificuldades de escrever. Eu gostaria de lutar igualmente contra minhas dificuldades de aprender guitarra. Não tenho a intenção de ser um guitarrista nato. Ou dos bons. Apenas de saber tocar o instrumento -- uma vez que afinar eu ainda sei. Ao menos em um tom que não incomode os que estão por perto.
Todo sonho tem de valer a pena -- ou deixa de ser sonho porque virou problema...