O que é o COAF?* (24/05/2019)

Significa: Conselho de Controle de Atividades Financeiras. E ele voltando para o Ministério da Economia será mais político? No Ministério da Economia ele vai deixar de cumprir o seu papel? Será menos justo? Ele tinha que ficar sob a tutela de Sérgio Moro, o justiceiro?

O Brasil não precisa de justiceiros. Somos um regime democrático. O povo é que detém o poder. E esse poder não é força de expressão. É direito adquirido.

Em vários países o órgão de inteligência financeira é vinculado ao Ministério da Economia. E nesses países o COAF funciona. Sim, mas o que é COAF? COAF é o Conselho de Controle de Atividades Financeiras. Por que ele tem que ficar com o Moro, o justiceiro? Insisto.

O que não pode é o COAF ficar esquecido na pasta de Economia; ele tem que ter função essencial. E que continue produzindo relatórios de inteligência financeira. Sim, mas o que é COAF? COAF é o Conselho de Controle de Atividades Financeiras.

A política não é podre; o mau político, sim. E se existe quem compre mandato é porque existe quem venda o voto. Os representantes políticos deste país são frutos de nossas escolhas.

Logo que saiu a decisão correu uma lista de quem votou a favor e de quem votou contra. Será que estão escondendo algo? Será que estão com medo de algo?. Será que estão adiando algo? Cadeia para quem merece cadeia! Mas o que é COAF? COAF é o Conselho de Controle de Atividades Financeiras.

Ninguém pode dizer que é contra a corrupção se não deixar de praticar pequenos delitos. Não existe crime grande e crime pequeno. Deus não mede pecado com uma régua. Deixar de votar é crime. Vender o voto é crime. Deixar de cobrar é crime. Não propor solução é crime. Então, se o governo vai mal a culpa não é do governo.

Não vemos mais insurgir dos movimentos sociais um novo líder. Não votamos nos comuns. Não elegemos um vizinho. Votar é se desprender de todos os preconceitos. É nunca desistir de lutar. Votar é você e sua consciência. É você e as consequências. Com ou sem COAF. Sim, mas o que é COAF?

Misael Nobrega
Enviado por Misael Nobrega em 29/08/2019
Código do texto: T6732425
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2019. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.