A carta do Papa* 29/05/2019

Vaticano, 3 de maio de 2019. Em carta, o Papa Francisco sugeriu ao ex-presidente Lula que "não desanimasse e que continuasse confiando em Deus".

A missiva do Santo Padre veio em resposta a uma primeira carta, na qual Lula agradecia ao Pontífice por sua: "contribuição em defesa dos direitos dos mais pobres e desfavorecidos".

A tréplica de Francisco, na páscoa daquele ano, chegou a ser tratada como uma declaração de cunho político e não uma carta cristã de remissão dos pecados. "O triunfo de Jesus Cristo sobre a morte é a esperança da humanidade".

Lula, autoproclamou-se preso político, desde que foi encarcerado numa cela especial do 4° andar da polícia federal, em Curitiba (PR).

Mais que pedir a soltura de Lula, o movimento "Lula Livre" é uma forma de resistir a todo e qualquer tipo de injustiça. E nessa marcha proposta pelo bem comum, façamos ecoar o que disse o Papa Francisco, nessa mesma carta:

"A responsabilidade política constitui um desafio permanente para todos aqueles que recebem o mandato de servir ao seu país, de proteger as pessoas que habitam nele e de trabalhar, para criar as condições de um futuro digno e justo".

A fé é condição sine qua non para toda e qualquer situação de conflito e romper com isso é romper com Cristo... - Cercear a liberdade de expressão pode aprisionar o grito, mas estimula a coragem a vencer o medo...

E nesse caminhar de mãos dadas, a certeza de que a rebelião interior é a primeira de todas as guerras.

Misael Nobrega
Enviado por Misael Nobrega em 28/08/2019
Reeditado em 08/05/2023
Código do texto: T6731151
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2019. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.