INCÊNDIOS E QUEIMADAS *... 17h06min.

O assunto das queimadas na região amazônica, tem tido destaque, - com justa razão – na mídia nacional e internacional, onde se procura os culpados, mas no momento é mais sensato fazer um trabalho contenção, para que o problema não aumente de intensidade e isto está sendo feito por diversos meios, por terra e mar, e certamente após este esforço em conjunto do governo, tudo isto será superado...

Tudo isto nos fez lembrar de fatos ocorridos em nosso estado no ano de 1963, em que as queimadas se transformaram em colossais incêndios, que ficaram fora de controle, pois atingiram 128 municípios do nosso estado, que na época tinha como governador o ilustre paranaense Ney Aminthas de Barros Braga. (1917/2000)

Até hoje é considerado um dos maiores incêndios do país e do mundo, 110 pessoas perderam suas vidas, houve centenas de feridos, pois 10 % de todo território paranaense foi afetado. * Os números são surpreendentes: 20 mil hectares de plantações, 500 mil florestas nativas e 1,5 milhões de campo e matas secundárias...

Muitos países prestaram sua ajuda humanitária, EUA, Itália, - bem como também o Vaticano – China e Suíça...

Apesar de todos os recursos empregados, não conseguiam debelar os incêndios, aproximadamente mais de oito mil imóveis viraram cinzas, bem como caminhões, tratores, máquinas agrícolas, quando aconteceu um fato milagroso: os incêndios somente foram contidos com as chegadas das chuvas...

Talvez, até haja um “alarde” exagerado, no que está ocorrendo na região amazônica, se comparando do que ocorreu em nosso estado no ano de 1963, em que 110 vidas foram ceifadas, o que felizmente não está acontecendo naquela região... 17h34min. Curitiba, 26 de agosto de 2019 – Reflexões do Cotidiano – Saul

*Alguns nomes e números compilados da Wikipédia.

Incêndio; sf. Destruição pelo fogo; conflagração. Queimada; sf; queimando o mato; para sementeira no respectivo terreno; lugar onde se queima mato...

http://www.mensagensespiritas.xyz walmor.zimerman@bol.com.br

https://www.recantodasletras.comp.br/autores/walmorzimerman

Walmor Zimerman
Enviado por Walmor Zimerman em 26/08/2019
Código do texto: T6729788
Classificação de conteúdo: seguro