Inteligência Artificial
Inteligência Artificial
Desde a minha juventude sou fascinado. Ficava maravilhado com as Burroughs(1888), um monte de ferro fazendo somas e subtrações intermináveis sem único erro. A Facit, então, a presteza do cálculo na ligeireza dos giros de suas manivelas!
Dai a pouco apareceram as calculadoras e um pulo à frente tivemos acesso ao computador.
Atualmente o que me fascina é a Ana Maria do meu GPS saber onde é a minha casa, meu trabalho e me mandar virar à esquerda, à direita, daqui a 50 metros, que estou acima da velocidade da pista, tal qual a Emerenciana danando quando passo dos 90 km/h!
Hoje, com a consultoria do meu amigo Éder, dentista preferido do PSF, acho que já consigo fazer algumas considerações sobre Inteligência Artificial.
Inteligência Artificial é construção da Inteligência Espontânea.
Inteligência Espontânea é inteligência natural, biológica, produto de reações eletroquímicas e para quem não quer complicar muito, dádiva do supranatural!
Todo ser vivo tem inteligência espontânea, natural.
Algumas inteligências espontâneas não se conformam com a sua limitação genética e se empenham, desde o Genesis, na construção da Inteligência Artificial, na vã esperança de materializar e eternizar a Inteligência Espontânea.
Inteligência Artificial é o desejo da Inteligência Espontânea.
Desejo é da ordem do irrealizável!
A Inteligência Artificial será sempre a realização possível do desejo de finitas Inteligências Espontâneas.
De maneira fantasmática, como na ficção, a Inteligência Artificial até parecerá ser ameaçadora e devoradora, por suas feições de avanços contínuos, mas será sempre exorcizada por Inteligências Espontâneas com desejos que não se acumulam, não se reeditam.
A Ana Maria do meu GPS, por mais que eu fale, não consegue aprender que faço um percurso diferente para chegar em casa, que prefiro entrar à direita do que à esquerda, que ali, posso andar a 60 por hora... coitada, a Ana Maria é Inteligência Artificial.
Fico indignado é com muitas Inteligências Espontâneas, naturais, biológicas, heranças genéticas, reações eletroquímicas, dádivas do sobrenatural que se conformam com a limitação genética do seu envoltório e não se empenham na vã esperança de materializar e eternizar a sua inteligência espontânea e seguem, como a Ana Maria, simples e limitadamente inteligências artificiais!