Falta combinar com o povo

Compreendo que é constitucional instituir mudanças por intermédio de emendas constitucionais, as chamadas PECs. O poder executivo pode enviá-las para apreciação do congresso.

No entanto, quando se trata de algo que vai mexer radicalmente com a vida do povo devia-se, como acontece no primeiro mundo, realizar um referendum. Isso ocorre, por exemplo, nos EUA. Ora, se o nosso país resolveu se alinhar totalmente àquele país, por que não imitá-lo no caso das consultas ao povo quando vai se mexer em algo constitucional? Ou em algo que muda a vida das pessoas? Vejam bem, a reforma trabalhista, previdenciária, privatização de estatais estratégicas deviam ser tomadas após consulta ao povo. Não se pode efetar uma ruptura constitucional ou que afete a vida da população sem o seu consentimento via referendum.

Acho estranho que nenhum segmento do país, inclusive a oposição, tenha exigido essa medida. Falta combinar com o povo as mudanças que afetam sua vida. Não basta pesquisas, mas a consulta via voto popular. Não estou colocando nada estranho à democracia. Inté.

Dartagnan Ferraz
Enviado por Dartagnan Ferraz em 24/08/2019
Código do texto: T6727824
Classificação de conteúdo: seguro