Uma 'Piscininha' Trágica para Tobias e Max

Um cão passeando com o seu dono, ou vice-versa, é uma cena muito comum nos parques, calçadas e até mesmo nas praias da nossa cidade. Encontrar uma dupla dessas desfilando nas areias lá pelas bandas da famosa Praia do Pepê, principalmente naquelas maravilhosas manhãs ensolaradas do verão carioca, é uma das cenas mais corriqueiras.

Só que há algum tempo existia por lá; Tobias e Max...

Ele, um jovem dos seus dezoito anos, todo 'sarado', tendo uma pele dourada pelo sol e uma vasta e bem cuidada cabeleira loira que lhe chegava até a altura dos ombros, trazendo atravessada em suas costas a sua inseparável prancha de surfe e sempre acompanhado do seu fiel Jack Russell Terrier, formavam uma dupla simplesmente perfeita.

Eles tinham uma rotina; logo assim que pisavam na areia da praia, já arrumavam um cantinho onde deixavam uma pequena mochila com alguns suprimentos e imediatamente o cãozinho era vestido com o seu coletinho salva-vidas amarelo, e os dois se lançavam ao mar, para uma espécie de 'aquecimento'. Só depois disso é que se preparavam para 'pegar onda', os dois na mesma prancha; o jovem surfista e seu parceiro canino. Eles simplesmente adoravam fazer isso quando o mar estava 'pesado', pois era quando podiam demonstrar todas as suas habilidades, dando um verdadeiro show.

Mas que houve uma manhã de domingo que quando eles chegaram logo viram que o mar estava um piscina. E naquele dia, ao contrário do sempre costumavam fazer; eles não cairam logo na água assim que chegaram, resolveram 'dar um tempo' na areia para ver se o mar ficava um pouco mais 'pesado', porque ele estava calmo demais; estava um verdadeiro 'marasmo', decididamente, pelo menos até aquele momento o dia não estava sendo ideal para 'pegar onda'... E foram os dois até um quiosque nas proximidades para fazer um lanche.

E quando retornaram do lanche eles deitaram naquela areia morna e ficaram por algum tempo só apreciando as manobras de algumas garotas que estavam praticando stand up surf. Acabaram os dois por adormecer. E Tobias, sendo o primeiro a acordar, quando percebeu que o Max ainda dormia, resolveu sair 'de fininho' em direção ao mar. Entrando na água, foi nadando em direção aquelas jovens que pareciam estar se divertindo a valer nas suas pranchas.

Mas foi então que o inesperado aconteceu; aquelas jovens, na verdade não estavam se divertindo, como parecia; estavam sim era tendo muita dificuldade, lutando contra uma forte correnteza que tentava arrastá-las com suas prancha para o mar aberto. Elas acabaram vencendo aquela correnteza. voltando ilesas para a areia.

Já o pobre do Tobias, embora fosse um exímio nadador, foi arrastado pelas fortes correntezas sem que fosse, sequer notado por aquelas jovens, já que elas naquele seu momento de desespero, estavam todas preocupadas apenas em salvar as suas próprias peles, não tendo por isso sequer percebido a presença do Tobias; aquele pequeno Jack Russell Terrier que durante muitos anos tinha sido o amigo inseparável do jovem Max que, ao saber do que tinha acontecido com o seu cãozinho, teve uma forte crise de choro, saindo de lá amparado por amigos, tendo inclusive que ser medicado.

E até hoje, já tendo se passado alguns anos daquele triste episódio, ele ainda guarda, com muito carinho, aquele coletinho salva-vidas amarelo que o seu amiguinho Tobias, deixou de usar justamente naquele nefasto domingo, porque o mar estava uma 'piscininha'...