A FOTO DE UM CARRO E LEMBRANÇAS...*16h28 min.

Uma foto pode aflorar lembranças nos “arquivos” de nossa alma. Temos que recuar no tempo, nos anos 40 e 50 ter um carro era algo muito difícil, poucos tinham o privilégio de possuí-lo, quanto a “nós” naqueles idos tempo jamais sonhávamos com isto...

Nos finais dos anos dos anos 50, a senhora Hilda, conseguiu, finalmente, o seu tão sonhado carro, - me parece que foi o primeiro e único, cujo modelo que ela adquiriu foi feito pela Ford entre os anos 1938 a 1961, (E93A) com certeza o seu foi feito nos primeiros anos citados, Prefect, era um carro bem pequeno, mas era extremamente útil para sua locomoção, pois os percursos não eram longos.

Quando esta senhora foi tirar sua carteira de motorista já tinha mais de 50 anos, casada, o casal tinha três filhos, não biológicos, mas que foram adotados. Ela eximia costureira, ajudava no orçamento da casa. Também fazia um trabalho voluntário, junto a uma instituição filantrópica, que durante muitos anos demos os nossos préstimos...

O seu marido, - Elpídio – teve uma vida digna de louvor, durante toda existência teve um emprego tão somente, por mais de 50 anos - marceneiro – foi o empregado número um da empresa, - no ramo de fabricação de móveis – que com o tempo ganhou destaque a nível nacional, - Moveis Guelmann - que começou numa garagem, com a fabricação de peças ornamentais, que serviriam para que fossem colocados vasos de plantas num lugar de destaque da casa.

Um pouco mais tarde, foram para outro local, com maiores números de empregados, a empresa foi crescendo e se destacando na produção de moveis, para dar conforto aos lares paranaenses e outros estados do nosso país.

Funcionário exemplar, que mereceu até o destaque de Operário Padrão a nível Estadual e Nacional, mas, hoje compreendemos, pouca retribuição financeira teve em troca, que se limitou a uma casa, com relativo conforto, quanto à aquisição do primeiro e único carro, se deveu mais aos préstimos da esposa.

No final pela debilidade de sua saúde e da esposa, acabaram se mudando para uma casa da residência de um dos filhos, num singelo conjunto habitacional perto de onde moramos, algumas vezes fomos visitá-los...

Deus! Na sua Infinita Sabedoria dá os “talentos” a poucos, mas a grande maioria na hora “dividir”, tem pouca “generosidade”, pois quase sempre o egoísmo “fala” mais alto...

Ambos já se foram, mas ficaram as lembranças, da Instituição que freqüentaram, colaborando e servindo...

*A foto que motivou nossas palavras é uma reportagem que saiu no Jornal Tribuna do Paraná, na véspera do dia dos pais, em que pai e filho, que uniram seus esforços para completar a restauração do modelo citado, (1938) 17h20min.

Curitiba, 21 de agosto de 2019 – Reflexões do Cotidiano - Saul

http://www.mensagensespiritas.xyz walmor.zimerman@bol.com.br

https://www.recantodasletras.com.br/autores/walmorzimerman

Walmor Zimerman
Enviado por Walmor Zimerman em 21/08/2019
Código do texto: T6725781
Classificação de conteúdo: seguro