"POR UM PAÍS MELHOR?"

Ultimamente virou moda a cada eleição ouvirmos parte do eleitorado gritando a todos pulmões que eu voto por um Brasil melhor ou coisa parecida, mas neste discurso o que mais me intriga é que não se explica o que é ter um país melhor, no conceito de quem usa este chavão para justificar o voto como se preciso fosse.

O mais intrigante é que estes gritos encontram respaldo nos menos informados mas que embarcam de carona na onda dos mais espertos que sabedores que suas vozes encontrarão morada na mente dos desavisados e espertamente se valem desta frase criada para iludir; O que muda? um nome não trás desenvolvimento social a um país, e como se pode mudar um país? ouvindo a sociedade sem exceção e não alimentando divisão entre compatriotas, se muda um país com propostas reais voltadas diretamente a criação de mecanismos que possam em caráter emergencial gerar empregos,só se muda um país com saúde de qualidade onde os menos favorecidos não venham a morrer numa fila ou lista de espera, só se muda um país com educação de qualidade e estudo que forme o cidadão, ou tudo não passará de discursos eleitoreiros.

Um país jamais se desenvolvera com exclusão social, (segregação) e com discursos inflamados que em nada soma a um país em eterna crise econômica ou já caiu no esquecimento os inflacionários anos oitenta (80), mais especificamente ao período que tivemos o Sr: José Sarnei como chefe do estado Brasileiro.

Em nenhum país do mundo eu ouvi dizer que enfrentou com sucesso crises financeiras e as tenha vencido com uma sociedade dividida, se alguém tiver esta informação que me comprove com dados concretos, Senhores sejamos sensatos e um pouco inteligentes com uma sociedade dividida não se chega a lugar nenhum, pelo contrário um país dividido tendo um fascista como chefe de estado não sai do lugar.

Vou citar ao Estados Unidos das Américas por hoje estar na moda ao menos por alguns aqui no Brasil citar o referido país como vitrine que tem em seu chefe de estado um fascista, toma-lo-ei como exemplo eu particularmente, nestes meus sessenta e três (63) anos só presenciei o referido país estar dividido duas únicas vezes quando da luta dos Nortistas e Sulistas travada entre 1861 e 1865 com duração de quatro anos onde os do Norte lutavam pelo fim da escravatura, e os do Sul se opunham; e cem anos depois desta vez de forma pacifica e com a liderança do Sr, Martin Luther King jr aos negros se uniram parte da sociedade branca que lutavam por igualdade social.

Senhores fora estes dois episódios que em nada tinha a ver com crise econômica como a de 1929 que se arrastou pela década de trinta (30) a grande depressão econômica que se tem noticia, ai o que fez a sociedade Norte Americana uniram-se para enfrentar a crise salvo alguns espertalhões como al capone que as margens da lei agiam em beneficio próprio.

Esta citação é para que possamos entender que por mais que possa haver divergências entre políticos e existem e são muitas, mas na hora de enfrentarem dificuldades financeiras todas as divergências políticas são deixadas em segundo plano e se unem em prol do bem comum pois entendem que a solidez econômica do país esta acima de vaidades partidárias, ou pessoais, mas aqui em nosso país o bem comum e nossa instabilidade financeira jamais sera colocada em primeiro plano com medidas e discursos unitários visando o bem do país visto que nossos governantes só trazem esta unidade em seus discursos eleitoreiros.

Quando eu vou as urnas com este discurso de que voto por um país melhor eu preciso ter claramente em minha mente o que eu realmente quero, o que é votar por um país melhor? é eleger um candidato que mesmo após a eleição continua a alimentar uma velada segregação politico partidária, como se não concordar com suas ideias fosse um crime, mas e a tão decantada democracia que se prega? o que é ter um país melhor? é taxar de bandidos quem é contra seus atos políticos? o que é ter um país melhor é exonerar pessoas de comprovada capacidade simplesmente por divulgar dados verídicos sobre o desmatamento descontrolado da nossa mata Amazônica? o que se acelerou no ano de 2019, e o que faz o chefe de estado vem a publico e diz aos quatro ventos que os dados tem que ser levados ao conhecimento dele antes de divulgados, numa clara posição de ditador mas é a democracia que el prega? impor algo a um órgão independente é pratica dentro da democracia? e este é só um exemplo dos atos ditatoriais que só um fascista as tomam.

Quando falarmos em votar por um país melhor no futuro precisamos de fato e direito sabermos o que realmente queremos para o futuro não deste ou daquele político ou deste ou daquele grupo um de uma parte da sociedade, votar por um país melhor é eleger um plano de governo onde se atenda toda sociedade e não a grupos de ufanistas que não tem como prioridade o desenvolvimento socioeconômico e cultural do país para o futuro do nosso país em seu todo é que se deve votar sem que entremos em joguinhos de políticos espertos que se valem de momentos para atingirem seus objetivos pessoais, pouco se importando com o bem estar de toda sociedade sem discriminações regionais, etnas, religiosas, ou opção sexual.

Vou terminar este meu pensamento deixando uma mensagem para que possamos refletir sobre o que significa o voto por um país melhor no futuro, para que possamos imaginar um melhor país no futuro é preciso muito mais que aderir discursos sem embasamento, sem sustentação que justifique; O voto verdadeiramente em direção ao desenvolvimento socioeconômico é primeiro, votar na mudança total do nosso legislativo mudança ampla geral e irrestrita, segundo votar em um candidato que se coloque a discutir com a sociedade suas precariedades regionais e ter isto claramente em programa de governo, pois um candidato que não tem como suas prioridades ( Saúde, Educação, Moradias popular para o trabalhador de baixa renda, Segurança, e Transportes públicos de qualidade, não é e nem sera um chefe de estado digno de credibilidade e respeito, quando começarmos a votar desta forma ai sim estaremos votando por um país rumo a um futuro melhor.

Poeta do Nordeste
Enviado por Poeta do Nordeste em 21/08/2019
Reeditado em 22/08/2019
Código do texto: T6725621
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2019. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.