O ACHADO DO MENINO PAULO SEBASTIÃO

Naquela data de 13 de Agosto de 1961, os familiares e vizinhos procuravam, a criança Paulo Sebastião, dentro da caatinga da Fazenda São Gonçalo, zona rural de Monte Santo Bahia e no Sopé da Serra, que leva o nome de São Gonçalo aí no dia 13 de Agosto de 1961, encontrava Paulo Sebastião já óbito, e nesse local, os parentes construíram o Marco e um Pórtico. E logo após ver a Cabana e uma Igrejinha cheia de quadros e santos.

Seguem informes, deste poeta José de Jesus, que esteve no lugar no Dom. 11 de Agosto de 2019, agora leia-a, chegamos às 11h 40, com o Diácono Diego e Mário e lá encontramos parentes e devotos do “Anjo Sebastião”, em São Gonçalo, houvem as recomendações durante a Missa Memorial, que durou 1 hora, dentro da Cabana, anexa a um Umbuzeiro.

Este cronista resolveu subir pela Trilha que segue até o Cume da Serra, contendo-se, 13 Capelinhas e no alto fica a 14ª Capela de Frente para o Sul, e a Igrejinha tinha porta pintada de Azul e dois cruzeiros defronte a mesma. Em volta Murada, atrás desta Igreja fechada, encontra-se uma Antena.

Em frente a Capela maior fica o caminho de pedras soltas e em parte desse, encontram-se degraus de cimento, já danificado e pequenas portinhas das Capelinhas umas fechadas e outras sem portas. Durante o trajeto podem verem os nomes escritos dos Santos, escritos nas paredes das 13 Capelinhas.

Mais toda Flora estava verde, após as chuvas terem caído na Fazenda São Gonçalo, no domingo, 11 de Agosto de 2019, às 12h 21, o Sol estava quente e via, as Nuvens passarem. Antes tinha chovido fino.

Os devotos do “Anjo Sebastião”, visitam todo ano no mês de Agosto para Relembrarem esse ato de comoção, por familiares e devotos das fazendas e povoados e da cidade de Monte Santo – BA.

Neste trecho do Certidão de Nascimento de Paulo Sebastião Guimarães Coelho de 20 de Janeiro de 1957, esse era da Fazenda Boa Vista de Uauá Ba.

Os pais de Paulo Sebastião Guimarães Coelho, chamavam Isaías Alves Coelho e Balbina Alves Guimarães, têm esses dados dentro da Capela que estava aberta a sua porta e podia encontrar, velas acessas e os mais devotos soltavam fogos, depois teve o Almoço Solidário para todos presentes e visitantes mais distantes no começo da Tarde de Dom. 11 de Agosto de 2019, vimos vendedores ambulantes.

Pouco mais de 3 horas, ás 11h 40, quando deu início a Missa e com as homenagens ao Menino Paulo Sebastião que se perdeu próximo da Serra da Fazenda São Gonçalo no começo da década de 60.

As condolências por familiares são repetitivas e atraem pessoas das fazendas Paredão do Lou. Quixaba, Bento, Junco dos Peixinhos, Fazenda Barra, Santo Antonio do Mestre, e estava da Fazenda Barra, Antonio Guimarães Neto, que leu nomes de falecidos, nessa Celebração.

Acreditam em Milagres e no interior da Capelinha encontram ex votos, fotos e outras lembranças deixadas pelos Romeiros (as) das comunidades.

As devoções permanecem entre os Sertanejos no Sertão, e subir a Serra do São Gonçalo é um esforço e do Alto pode ver a deslumbrante paisagem e a Fazenda Flores. E as áreas preservadas são mantidas lá.

Zé do cordel
Enviado por Zé do cordel em 20/08/2019
Código do texto: T6725053
Classificação de conteúdo: seguro