Vê uma "PI" para mim

Pela primeira vez, suportado pelos meus 65 anos a fazer, me dirigi agora a pouco, mais precisamente às 17 Horas, ao guichê da Viação Cometa no Terminal Rodoviário Tude Bastos no Imperial Sítio do Campo.

No interior do guichê avistei o mestre Valderci Novais, referencia da nossa cidade em Capoeira, e agora um zeloso condutor de uma nave Cometa.

A funcionária me atendeu depois que eu e o Valderci Novais nos saudamos, e eu perguntei a ela:

- Você poderia ver a possibilidade de uma "PI" para o dia 28/08 com destino a São Paulo por volta das 8 horas?

Ela me olhou, ficou assim por segundos em silêncio, e depois perguntou-me:

- O que é "PI" senhor?

Eu já tinha a resposta na ponta da língua...

- Passagem de Idoso

Ela abriu um largo sorriso, e disse-me:

- Eu não sabia que era essa a denominação...

Eu completei:

- Se não tinha essa denominação...

Ela:

- Agora tem !(KKKKKKKKK)

Ela passou-me a informação sobre a minha pergunta:

- É só o senhor vir no dia 23(5 dias antes do necessitado, sempre) e retira a passagem.

Maravilha! Agradeci pela atenção dispensada, fui até o caixa eletrônico, para confirmar o já sabido no contexto da minha conta corrente, e já que estava diante da agência de passagem para o Rio de Janeiro, resolvi perguntar sobre passagem para o Rio de Janeiro, participar da Bienal do Livro de lá em Setembro.

Foi um começo de conversa parecido ao que tive no guichê da Cometa, a diferença era que onde não faltou simpatia, ali o atendente era turrão e de pouca conversa. E lá fui eu perguntar a ele:

- O senhor poderia ver a possibilidade de uma "PI" entre os dias 31 de Agosto e 05 de Setembro para o Rio de Janeiro?

Ele, parou o que estava fazendo, levantou a cabeça, e me olhando perguntou-me com seriedade no olhar:

- O que é "PI"?

Eu já tinha a resposta na ponta da língua...

- Passagem de Idoso

Consegui tirar um sorriso dele, que também já era um idoso, aparentemente até bem mais que eu.

Ele foi ao seu computador, mexeu pra cá, mexeu pra lá com o mouse, e vaticinou...

- Só para o dia 31, e meia passagem, mas tem que estar documentado, com o comprovante de rendimento que não pode ser superior a dois mínimos, ou então ter a carteira de idoso...

Eu ouvi atento, agradeci e fui...

Minha única vitória nessas três buscas deste fim de tarde Chuvoso, Cavernoso e Frio, foi nominar um ato, que atualmente é muito comum nos guichês rodoviários e aeroviários...

- Vê uma "PI" para mim para o dia.....